fbpx

A grande dica de decoração para quem quer gastar pouco é: criatividade! Ter paciência para encontrar e combinar os objetos certos pode ser o segredo que você procura para formatar um ambiente com o seu estilo. Para ajudar nessa missão, vamos trazer 5 dicas para você colocar em prática e reinventar o seu espaço.

 

Adesivos.

dica para redecorar gastando pouco

Geladeira adesivada como cabine telefônica. Imagem: vivadecora.com.br

 

Umas das formas de decoração mais econômicas são os adesivos. Você pode comprá-los em lojas de decoração com artes bastante diversificadas ou mesmo personalizar o seu. Além de ser barato e fácil de encontrar a venda, eles são rápido de aplicar e mudam a sua decoração em apenas alguns minutos.

Você pode adesivar a geladeira, o frigobar, a máquina de café e os demais eletrodomésticos conforme a sua linha de decoração. Também pode aplicá-lo na parede, naquele pôster antigo para aproveitar a moldura, no tampo da mesa e onde mais o bom gosto e a criatividade conseguirem imaginar.

E tem mais: mesmo em ambientes pouco casuais, os adesivos podem agregar sem destoar da combinação. Basta optar por desenhos geométricos mais sóbrios que o resultado irá surpreender.

 

Prateleiras.

dica para redecorar gastando pouco

Projeto Sala Oleiro x Ateliê Industrial. Imagem revista Casa & Jardim, foto Edu Castello/ Editora Globo.

 

Há muitas formas de transformar uma prateleira na sua decoração com um bom custo/ benefício. Você pode, por exemplo, comprar uma prateleira simples e usar a criatividade ao dispor seus objetos nela. Às vezes, apenas o layout que você compõe ao reunir livros com fotos, colecionáveis, lembranças de viagem, etc, já dá um toque singular e impactante ao espaço.

Ou você pode optar por pintar aquela peça antiga de prateleira com uma cor diferenciada que a revitalize com personalidade. Restaurar prateleiras com novas cores pode reintegrá-la ao ambiente como se fosse um objeto completamente.

Também é possível partir para um desses modelos mais inusitados de prateleira, disponíveis aos montes nas lojas de decoração. Optando por um design único ou por materiais diferentes como metais e acrílico, você quebra a monotonia do ambiente.

Agora se orçamento está curto mesmo, você pode improvisar uma prateleira com tábuas, tijolos, caixas e o que mais existir de acessível seu ambiente para reciclar nesta nova peça. Existem muitos exemplos de prateleiras improvisadas com muito bom gosto se valendo de outras peças ou materiais.

 

Plantas.

 

dica para redecorar gastando pouco

Horta na cozinha. Imagem: casaecontrucao.org

 

As plantas merecem sempre um cantinho no seu ambiente. O verde e as flores são um investimento que comunicam personalidade à sua decoração, sendo uma opção rápida de se realizar e ainda humanizam a atmosfera da casa.

As opções são muitas para quem quer redecorar gastando pouco. Seja apenas um vasinho, um arranjo num jarro ou um jardim vertical pendurado com ganchos em ripas de madeira parafusadas na parede, incluir plantas na sua decoração se revela uma opção barata, muito acessível, e recorrente para dar uma mudada no estilo do apê.

Um outro detalhe que pode ser utilizada na sua decoração é uma horta particular cultivada com charme dentro da sua casa. Há vários modelos pré-fabricados para pequenos ambientes que podem encaixar na sua proposta. E com um precinho bem atraente!

 

Objetos vintage.

dica para redecorar gastando pouco

Vitrola com vinis como exemplo de objeto vintage. Imagem: casavogue.globo.com

 

Aqui você pode garimpar na casa da vovó, em sebos ou em pequenos antiquários. O importante é encontrar aquele objeto antigo que combine com a sua decoração e com a sua personalidade.

Pode ser um aparelho de som como um velho gramofone, um rádio ou um toca-discos estiloso. Os próprios discos de vinil são um completamento que agrega sofisticação. Também pode ser  uma máquina de escrever, um aparelho de telefone, câmeras de fotografia ou um brinquedo. Tanto faz. O importante é que tenha aquela aura vintage que enche o ambiente de nostalgia.

 

Customização de móveis.

 

dica para redecorar gastando pouco

Poltrona do Etsy. Foto divulgação em https://revista.zapimoveis.com.br 

 

Uma outra opção de baixo custo para renovar sua decoração é restaurar ou customizar um móvel que há muito tempo virou paisagem dentro do seu espaço.

Escolha uma estampa de tecido bem ao seu estilo e transforme-o em algo totalmente novo! Existem tantas alternativas de acabamentos possíveis para estofadas que não vai ser difícil descobrir uma pela qual você vai se apaixonar!

 

O que você está esperando? Hora de redecorar!

 

 

 

Foto em destaque: imagem via vivadecora.com.br com projeto de Gabriele Barotto