fbpx

O Programa de Compliance cria mecanismos para evitar a ocorrência de condutas antiéticas e ilícitas dentro de uma organização. Todavia, isso não impede totalmente que um colaborador, parceiro ou funcionário oculte alguma infração ou uma atuação em desacordo com a filosofia da empresa.

 

É por isso que uma parte importante do Programa de Compliance é o canal de denúncias. Quando se detecta alguma irregularidade encoberta dentro dos processos, é necessário que se reporte o ocorrido apresentando informações.

 

Não tenha medo! Você pode realizar uma denúncia anônima por meio de uma e-mail criado para esta finalidade. Cite o nome da pessoa envolvida e sua atribuição, seja ela funcionária interna/ externa ou prestadoras serviço. Detalhe o fato relatado, inclusive dizendo se a irregularidade ainda ocorre. Se você for um colaborador da empresa, correlacione qual a política e procedimento infringido no ato.

 

No entanto, vamos imaginar que você não tem plena certeza se o ato é uma irregularidade. Como proceder neste caso?

 

 

Procedimentos para realizar uma denúncia.

 

A resposta é simples: você pode tirar suas dúvidas sobre a legalidade ou ética de uma conduta construindo uma dúvida como se o caso fosse hipotético. Assim você se resguarda, tendo os esclarecimentos necessários para realizar ou não a sua denúncia.

 

Tomando esta precaução, ainda permite que os responsáveis pelo programa avaliem a necessidade de alteração do material para que dúvidas como a sua não continuem existindo.

 

Por fim, o mais importante, é que não se fique omisso diante de uma ilicitude. A reputação ilibada de uma empresa tem um custo muito alto para se jogar fora. Estar em compliance é bom para a organização, sua equipe e para toda a sociedade.

 

 

 

Outros artigos sobre compliance:

 

 

O que é o programa de compliance e a razão pela qual existe.

 

Atividades da área de compliance.

 

Benefícios do programa de compliance.

 

A importância da ética empresarial.

 

Due Diligence de compliance.