fbpx

Manter um canteiro de obras organizado e fluido aumenta a segurança, a produtividade do trabalho e ainda diminui o desperdício. Tornando a obra mais eficiente, ao mesmo tempo em que se economiza nos gastos e se mantém fiel ao cronograma planejado. Contudo, a gestão de um canteiro de obras organizado é um dos maiores desafios metodológicos para os profissionais da construção civil.

 

O canteiro de obras é uma área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra. É o ambiente onde acontece a obra em si, espaço onde se realiza toda a operação.

 

Por isso, planejar a organização do canteiro é o ponto de partida para o engenheiro criar um ambiente favorável de trabalho, combinando sustentabilidade, eficiência e lucratividade. O melhor caminho para isso é fazer um projeto atendendo as especificações da NR-18 (Norma Reguladora 18/2013), que orienta sobre as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

 

Uma obra evolui ao longo do processo, e isso deve ser observado pelo engenheiro na hora de prever alojamentos, vestiários, banheiros e escritórios. Ás vezes, também é preciso encaixar o estande de vendas junto ao canteiro de obras, além de ter que levar em conta a necessidade de um apartamento decorado no local. Tenha isso sempre em mente: cedo ou tarde, o cliente irá visitar a unidade. E a apresentação do canteiro será o cartão de visitas da empresa.

 

 

Canteiro de obras limpo

Gestão do canteiro Imagem: Pexels

 

 

A gestão do depósito é um ponto chave para o sucesso da obra. Sua localização no canteiro deve ser estratégica, viabilizando o acesso rápido a todas as partes e preservando a integridade dos materiais. O controle de saída e entrada de material é essencial para as operações do estoque.

 

Recomenda-se que se estoque os recursos em locais cobertos e de fácil acesso. Armazenar adequadamente os equipamentos e materiais agilizam o processo de execução da obra, evitando trabalhos mal acabados ou defeituosos, perdas desnecessárias e impede que objetos obstruam a passagem.

 

Outro ponto muito importante é zelar pela segurança dos funcionários envolvidos. As normas de segurança do trabalho devem ser observados com o devido rigor para que se evite acidentes. Formar e qualificar todos os envolvidos com o canteiro de obras a respeito das normas de segurança é primordial para uma gestão eficiente.

 

Outra recomendação importante é a Norma Técnica (NBR) 1376, que regula sobre as áreas de vivência em canteiro de obras, estabelecendo os padrões mínimos para ambientação da equipe de trabalhadores e sua estrutura de apoio no canteiro.

 

Proteja o canteiro de obras com tapumes adequados, para evitar que pessoas não autorizadas acessem o local. Realoque diariamente os equipamentos e ferramentas no lugar previsto, para recomeçar o trabalho no dia seguinte sem contratempos. Planeje o acesso de tratores e caminhões. E é vital manter toda a documentação em dia e organizada para facilitar a consulta sempre que necessário. Por último, descarte substâncias tóxicas, químicas e outros materiais perigosos de forma apropriada.

 

Observando todos os detalhes e normas por meio de um planejamento minucioso é possível se obter uma enorme economia na obra, mantendo-se atualizado com o cronograma de entrega e proporcionando um bom ambiente de trabalho. Esse esforço resultará em lucratividade e ainda irá gerar uma boa impressão nos clientes.