fbpx

O sucesso de um empreendimento depende totalmente da realização de um bom projeto. É ainda nesta fase de concepção que são definidas suas características e diferenciais, inclusive é pensado o perfil do futuro morador e como ele poderá usufruir do espaço.

 

Muito mais do que um ponto de partida, um projeto bem elaborado para um empreendimento determina o seu sucesso comercial, a aceitação do público, a viabilidade da obra e até o cumprimento do prazo de entrega do edifício.

 

Um projeto bem delineado também permite uma maior assertividade no orçamento proposto, o que otimiza os custos para a construtora, viabilizando uma redução de custos na proposta final que chegará ao futuro proprietário de uma unidade do empreendimento.

 

 

O empreendimento nasce com o projeto.

Projeto imobiliário

É no projeto que o empreendimento ganha sua identidade.

 

 

Um projeto obedece uma série de normas técnicas com a finalidade de prever como será o uso de uma edificação, atendendo critérios técnicos como a especificação e durabilidade dos sistemas, formas de manutenção, delimitação dos espaços e o conforto dos usuários.

 

Quando comparado com as demais etapas de realização de um empreendimento, o projeto tem um custo pequeno diante da influência que exerce no resultado final do negócio. É a partir dele que se torna possível obter uma maior produtividade, diferenciação e observância dos prazos.

 

É nele que se prevê também as tecnologias construtivas a serem empregadas, os acabamentos do edifício e os equipamentos previstos para as áreas comuns. Praticamente todo o DNA do prédio é desenhado na fase de projeto.

 

 

Pensando toda a vida de um empreendimento.

 

Um edifício nasce da escolha de um endereço. Assim que a incorporadora tem um terreno em mente, entram os profissionais que irão realizar o projeto como arquitetos, engenheiros, designers, paisagistas e até o marketing.

 

Conhecendo o endereço, o primeiro passo é olhar para o seu entorno visando conectar o novo projeto com a sua vizinhança. A partir disso será possível pensar em um perfil de futuro morador para aquele local.

 

Entender as rotinas e necessidades dos ocupantes das unidades é o que orienta cada decisão dos profissionais envolvidos no projeto, seja no desenho e aproveitamento das plantas, na especificação das tipologias e no atendimento das normas técnicas e da legislação para a construção.

 

 

Planejado para pessoas.

 

O projeto é antes de tudo um exercício de imaginação e empatia. Se colocar no lugar do usuário do espaço a ser projetado é fundamental para se projetar uma jornada para o cliente, bem como um espaço que atenda de forma inteligente e prática o cotidiano dos moradores.

 

Por isso a importância de um projeto bem elaborado. É preciso unir toda a dinâmica de vida das pessoas com soluções eficientes para o dia a dia. Inserindo tudo isso em um cenário belo, atraente e que propicie conforto.

 

Além de tudo isso, ainda é preciso avaliar e combinar novas tecnologias, a experiência do consumidor e alternativas sustentáveis para o empreendimento. Tudo equalizado de forma a proporcionar a maior qualidade de vida e dentro de uma faixa de preço viável. Pensando em tudo isso, é ou não é importante se realizar um projeto bem elaborado?

 

 

Outros artigos:

 

O que observar na localização de um imóvel.

 

Medo de comprar imóvel?

 

Vale a pena investir em um segundo imóvel?

 

Desvendando a planta de um imóvel.