fbpx

O Jardim Botânico é um bairro único em Brasília quando falamos sobre qualidade de vida. São tantos diferenciais combinados com algumas características exclusivas que fazem da região um dos melhores lugares para se morar na Capital Federal.

 

Os condomínios horizontais com belas casas roubam a cena e são a paisagem mais associada ao Jardim Botânico, sendo o destino de muitos moradores do Plano Piloto e do Lago Sul que buscam por mais espaço e por maior segurança.

 

Se você tem curiosidade em entender quais são estes diferenciais que agregam tamanha qualidade de vida ao bairro, abordaremos a seguir os principais.

 

 

A qualidade de vida dos condomínios horizontais.

 

Muitos moradores que escolheram a vida nestes condomínios fechados vêem nesta infraestrutura uma oportunidade de resgatar a tranquilidade na qual cresceram. Uma vizinhança onde as crianças podem ir para a rua e brincar com os vizinhos em frente de casa.

 

Mas a qualidade de vida não é apenas uma questão de segurança. Estes condomínios se diferenciam pelo planejamento urbano e pela infraestrutura ofertada, com ruas arborizadas e limpas, jardins bem cuidados e muitas vezes integrados com a natureza, além de iluminação pública com led, internet com fibra ótica e áreas de lazer coletivas.

 

De um condomínio para o outro pode ser que mude muitos desses aspectos, mas no geral todos eles têm uma média de atributos que asseguram uma qualidade acima da média quando comparado com a maioria dos bairros da cidade.   

 

 

Baixos índices de criminalidade.

 

Os índices de criminalidade no Jardim Botânico são mais baixos do que a maioria das pessoas imaginam. Só para se ter ideia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal [1], houveram apenas 36 registros de ocorrências durante todo o ano de 2019.

 

O mais importante, contudo, é que entre estas poucas ocorrências não houveram nenhum crime grave como homicídio, latrocínio ou qualquer outra violência que colocasse uma vida em risco. A maioria dos crimes na região são de pequenos furtos.

 

 

Altos índices de renda e educação.

Jardim Botânico

Espaço para os piqueniques. Imagem Rafael Castanheira via Jardim Botânico.

 

 

Antigamente era comum associar o Jardim Botânico aos aposentados que procuravam a tranquilidade dos condomínios, no entanto, segundo a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) [2], os moradores idosos não passam de 15% da população local, sendo que mais da metade da população tem entre 25 e 59 anos, e estão em plena atividade profissional.

 

Os moradores ainda se destacam pelo alto índice de escolaridade, com apenas 0,48% da população sendo analfabeta e quase 40% dos habitantes com nível superior completo. E por mais da metade dos moradores ganharem acima de 10 salários mínimos.

 

 

Um bairro cheio de vida.

 

Os moradores do Jardim Botânico contam com atrações diversas para atividades cotidianas e para o lazer como já abordamos no artigo sobre o cotidiano do bairro, tendo boas opções de compras, escolas, parques e serviços.

 

Ter um endereço no bairro é sinônimo de conforto, muita segurança e, acima de tudo, de qualidade de vida.

 

[1] Fonte: Metrópoles

[2] Fonte: Codeplan

 

 

Outros artigos.

 

Jardim Botânico de Brasília.

 

O bairro Jardim Botânico de Brasília.

 

O SIG é o novo bairro corporativo de Brasília.