A trajetória da Espaço Y em Brasília é uma autêntica história de amor, escrita com muitas história e diversas obras que refletem o olhar apaixonado de seus profissionais, a começar pelo seu fundador, Daltro Noronha Barros. Este encanto pela cidade guiou cada passo do grupo ao longo de 25 anos, presenteando Brasília com notáveis empreendimentos e muito trabalho.
O grupo Espaço Y é formado pela incorporadora de mesmo nome, também pela Tellus Informática e Comunicação, pela Atlântico Engenharia, pelo Café Cristina, pela Mama Gê Alimentos Orgânicos e pela Fazsol Energias Renováveis. São diversos braços atuando em vários segmentos, sempre com a mesma paixão e comprometimento com o futuro de Brasília e com o bem-estar dos brasilienses.
Neste aniversário de 60 anos da cidade, vamos dividir um pouco das nossas histórias, revelando um pouco dessa longa trajetória da Espaço Y com a Capital Federal.
Uma jornada que começa com o seu fundador: Daltro Barros.

Daltro Noronha Barros, fundador da Espaço Y.
Influenciado pelo entusiasmo de seu pai com a nova capital e pelos feitos históricos de Jucelino Kubitscheck, Daltro Noronha Barros, mineiro da cidade de Cristina, vem para Brasília busca de seus sonhos empreendedores.
É amor a primeira! E já em 1969 Daltro funda com o seu irmão, Cícero Noronha Barros, a Delta Engenharia Indústria e Comércio. Empresa que foi uma verdadeira escola de empreendedorismo para diversos técnicos, colaboradores e parceiros ao longo de 50 anos de atuação. A trajetória continua e há 25 anos, Daltro cria o grupo empresarial Espaço Y Engenharia, agregando empresas cujas atuações impactam desde a paisagem de Brasília até o sabor dos alimentos na mesa do brasiliense, além de empregar mais de 2.000 colaboradores.
Todo esse amor pela capital foi reconhecido e correspondido por meio do título de Cidadão Honorário de Brasília (Decreto Legislativo 412/2018 do DeputadoDistrital Joe Valle) concedido a Daltro Noronha Barros no ano de 2019.
Uma trajetória de boas realizações.
O grupo Espaço Y se destaca logo pelos belos prédios que ergueu pela cidade. Aqui vamos destacar apenas três: o edifício Guimarães Rosa, o Espaço 508 Corporate e o Neo Residências Modernas.

Edifício Guimarães Rosa, eleito um dos 10 mais bonitos de Brasília pelo Correio Braziliense.
O Guimarães Rosa foi eleito um dos dez edifícios mais bonitos de Brasília segundo o Correio Braziliense, por sua arquitetura que se volta para a obra do primeiro, para a poesia do caminho que olha para o infinito, a beleza dada ao eterno. Localizado na 514 norte, o prédio inspirado na poesia do mineiro de Cordisburgo, Guimarães Rosa, é hoje sede da ANTAQ – Agência Nacional dos Transportes Aquaviários, e encanta os brasilienses por ser “um enlevo para os olhos de uma cidade nascida da melhor arquitetura de seu tempo”. [1]

Espaço 508 Corporate, um empreendimento para escritórios inteligentes.
O Espaço 508 Corporate tem o conceito de escritório inteligente em todos os seus detalhes. Por isso conta com uma arquitetura que estimula a criatividade e a interação entre as pessoas, integrando o espaço para uma gestão participativa em que o mais importante é o ser humano na figura do profissional que ali atua.

Neo Residências Modernas.
O NEO Residências Modernas é uma combinação inteligente de bom gosto e modernidade. Por suas soluções inovadoras, obteve uma alta avaliação em pesquisa realizada com proprietários e inquilinos do empreendimento. Também foi palco do filme Plano B do diretor Getsemane Silva, como contamos no artigo “Neo, escolhido para protagonizar!”
O nosso lugar em Brasília.
Tão importante quanto dizer de onde viemos é apontar o caminho para onde iremos. É com orgulho que olhamos para a trajetória iniciada há 45 anos pelo grupo empresarial que originou a Espaço Y e que sustentou o início de sua atuação no segmento da construção civil em 1993; também é de peito estufado que vislumbramos um horizonte de mudanças para desbravar.
O mundo em que iniciamos nossa história não é o mesmo de hoje. Por isso, prosseguimos em nossa jornada fiéis à proposta de buscar caminhos não-trilhados, com fé, lealdade e ética. Buscando novas metodologias e tecnologias de modo a agregar extrema qualidade na concepção e realização de nossos projetos.
Com o mesmo espírito seguimos hoje, encantados mais do que nunca com as pessoas protagonistas de uma época extraordinária, repleta de mudanças e revoluções. Nos desafiando a melhorar a cada novo endereço construído, por meio de um compromisso com a jornada de cada cliente, para que nossos empreendimentos sejam antes de tudo pensados para as peculiaridades do cotidiano, para as necessidades tão plurais do ser humano. Tornando a Espaço Y o m² menos quadrado da cidade.
[1] Fonte: “A nova (e boa) arquitetura da capital”, matéria publicada em 30 de setembro de 2012 pelo Correio Braziliense em que é listado um ranking com os 10 prédios atuais mais bonitos e originais de Brasília, conforme votação realizada entre especialistas escolhidos pelo jornal.
Outros artigos.