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A gestão de um programa de compliance implica no desenvolvimento e implementação de diversas atividades que irão influenciar ou dirigir uma série de práticas dentro da cultura de uma organização. Por isso, é importante estar familiarizado com estas ações de modo a aproveitar melhor cada uma delas no seu cotidiano profissional e de forma coerente com a atuação da empresa.

 

Podemos destacar entre as principais atividades que fazem parte do escopo de um projeto de  compliance, práticas como a de controle interno, de monitoramento, auditoria de cultura, aprimoramento contínuo, Due Diligence, compliance individual, canal de denúncias, investigação e mecanismos disciplinares.

 

Tais atividades têm como objetivo realizar prevenção à fraudes, manter a segurança da informação e formular um plano de continuidade de negócios em conformidades com as boas práticas. O que acaba integrando ao leque de atuação do compliance as áreas de contabilidade internacional, fiscal e gerencial, a gestão de riscos e de pessoas, além do atendimento a auditorias internas e externas.  

   

Aqui na Espaço Y o comitê de compliance é responsável por mapear possíveis riscos relacionados à atuação da empresa e com isso desenvolver políticas, metodologias, ferramentas e mecanismos para evitá-los ou contorná-los. Também investiga eventuais irregularidades, reportando-as a seus superiores sempre que identificadas.

 

Para a realização dessas atividades é preciso focar, principalmente, na criação e implementação do programa de compliance, em que, munido de uma avaliação de riscos, o gestor projeta as medidas de controle interno a serem adotadas pela organização.

 

O comitê de compliance também executa estas medidas de integridade planejadas, propagando o programa de compliance para mobilizar a equipe, além de capacitar por meio de treinamentos os colaboradores. Os gestores de compliance ainda monitoram e revisam periodicamente todos os dispositivos de integridade da organização, visando um aprimoramento contínuo de mecanismos e ferramentas.

 

 

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Due Diligence de compliance.