fbpx

Os benefícios de um programa de compliance são muito maiores que apenas uma proteção contra atos ilícitos ou desvios de comportamento, tendo em vista que ao se aplicar esses mecanismos a organização é impactada positivamente em diversas áreas.

 

Ao contrário do que muitas empresas pensam, principalmente ao não implementarem um programa de compliance por não prestar serviço ao poder público, a conformidade se dá tanto para normas externas como as leis quanto para procedimentos internos e políticas da própria corporação. Logo, além da preservação integridade civil criminal da organização, o programa ainda aumenta a satisfação de colaboradores e sua eficiência, motiva e mobiliza colaboradores, cresce a produtividade e se torna uma vantagem competitiva de mercado. 

 

Benefícios do compliance.

Programa de compliance

O compliance traz diversos benefícios para uma organização.

 

 

Aumenta a satisfação dos funcionários.

 

Trabalhar segundo um programa de compliance traz segurança para os colaboradores, que ficam tranquilos em exercer suas funções com regras claras e objetivas. Isso gera satisfação porque o funcionário sabe que a empresa é correta, cumpre as normas, sendo mais organizada e atrativa para se trabalhar.

 

 

Aumenta a eficiência.

 

O aumento da eficiência resulta da qualidade das decisões dentro da empresa, reduzindo o custo operacional, as fraudes e o risco de sanções legais, desvios, multas e prejuízo à reputação.

 

 

Motiva e mobiliza os funcionários.

 

Ao organizar os processos internos e padronizar os procedimentos, o compliance reduz os  níveis de estresse dos colaboradores, agregando qualidade de vida a corporação. E quando os funcionários trabalham mais satisfeitos, eles produzem melhor, obtendo melhores resultados, o que os deixa ainda mais motivados e felizes. Além de aumentar a retenção de talentos evitando a rotatividade e o déficit na produção causado por vacância de colaboradores nos quadros da empresa.

 

 

Gera vantagens competitivas.

 

Ao implementar um programa de compliance a corporação ganha em competitividade. Em primeiro lugar, porque a gestão eficiente de processos aumenta a qualidade do produto ou serviço. Segundo, forma reputação ilibada o que gera valor à marca da organização e melhora sua imagem como um todo. Terceiro, atrai negócios e bons parceiros, uma vez que empresas em compliance são cada vez mais valorizados no mercado.

 

Outros benefícios do programa.

Programa de compliance

O compliance otimiza os resultados da equipe e atrai melhores parceiros.

 

O programa de compliance, além de diminuir o risco jurídico para casos de corrupção, também reduz as chances da corporação receber sanções de órgãos com a Justiça do Trabalho e a Receita Federal.

 

E com a soma de todos os benefícios expostos, a empresa conquistas mais oportunidades de negócios, parcerias estratégicas mais confiáveis e clientes mais orgulhosos com a marca que escolheram.

 

Leia também:

 

O que é o programa de compliance e a razão pela qual existe.

A importância da ética empresarial.

 

Imagens: FreePik