fbpx

A falta de espaço em imóveis pequenos é o maior desafio para se realizar uma decoração bem feita, tendo em vista que a necessidade de se criar soluções para abrigar e organizar os objetos pessoais do morador acaba resultando em um imóvel repleto de armários como se a pessoa vivesse dentro de um closet.

 

Quando a Espaço Y lançou o Neo Residências Modernas, por exemplo, preocupou-se em contratar o serviço de uma empresa de arquitetura competente para solucionar de forma criativa e eficiente o espaço das unidades do empreendimento. Assim, o cliente ganhou o projeto de interiores da sua unidade.

 

As soluções realizadas transformaram de verdade os ambientes, resultado do excelente trabalho profissional coordenado por Henrique Coutinho, sócio-diretor da Bloco Arquitetos, que compartilhará neste artigo algumas dicas importantes de como decorar imóveis pequenos.

 

 

Quais os princípios para se obter uma boa decoração em um apartamento pequeno?

 

Decorar apartamentos pequenos

O arquiteto Henrique Coutinho junto da equipe da Espaço Y

 

Imóveis com espaço reduzido se tornam um quebra-cabeça para quem decora, necessitando de escolhas bem acertadas para que o ambiente fique bonito, cheio de conforto e prático para as demandas do cotidiano.

 

Segundo o arquiteto Henrique Coutinho, o segredo para se obter este resultado é a combinação bem feita de “espaços integrados, uso de poucos materiais e utilização de cores claras. No projeto das unidades do Neo usamos exatamente esses princípios para obter uma qualidade de espaço com conforto e funcionalidade”.

 

E o arquiteto ainda completa: “É de extrema importância que o projeto contemple as demandas do futuro morador de forma equilibrada para que não se tenha uma quantidade excessiva de elementos. Móveis com múltipla função são boas alternativas para esse tipo de aproveitamento de espaço”.

 

 

Como empregar estes princípios na hora de decorar?

 

“Em unidades pequenas qualquer ganho de espaço ajuda no projeto”, afirma Henrique, ressaltando também que se deve evitar “compartimentar demais”. É preciso dimensionar de forma correta as necessidade cotidianas do morador para se obter este resultado. “Praticidade e conforto são itens indispensáveis em qualquer projeto, no caso de unidades pequenas uma marcenaria planejada ajudará na organização da casa, móveis proporcionais aos ambientes e uma boa iluminação”.

 

O uso de poucos materiais evita a poluição visual no ambiente, chamando menos atenção para o mobiliário e proporcionando ambientes mais harmônicos. Exagerar na quantidade de informações visuais realça a falta de espaço do apartamento, fazendo-o aparentar ainda menor.

 

As cores claras colaboram exatamente para a composição de uma decoração mais discreta, que se integra de forma sutil ao restante do ambiente sem brigar com outros elementos decorativos pela atenção de quem observa.

 

 

Personalização.

Decoração imóveis pequenos

Quarto decorado no Neo Residências Modernas.

 

Se os móveis e armários prezam pela funcionalidade e também por não carregar o ambiente com excesso de informações, como é que o morador consegue dar ao imóvel uma certa personalização? Afinal, sempre queremos colocar um pouco do nosso estilo na decoração dando ao espaço a nossa cara.

 

“Sugiro deixar a personalização para quadros, adornos e roupas de cama e banho, assim caso precise vender o apartamento ficará mais fácil agradar ao gosto de um número maior de pessoas”, argumenta o arquiteto.

 

Os pequenos objetos também agregam bastante personalidade à decoração quando bem dimensionados ao espaço. Como o ambiente não permite muito deles, escolha itens com um design diferenciado e que combine bem com o seu estilo.

 

 

Quem é Henrique Coutinho?

Bloco Arquitetos

 

Henrique Coutinho é arquiteto formado pela Universidade de Brasília em 1997. Sócio-fundador do escritório do Bloco Arquitetos desde 1999, no qual desenvolve projetos residenciais e comerciais de diferentes escalas. O escritório possui vários prêmios nacionais e internacionais, e atualmente é reconhecido como um dos melhores do país

 

 

 

Outros artigos.

Neo, escolhido para protagonizar!

 

Decoração em estilo escandinavo

 

Decoração despojada.

 

Como combinar as cores na decoração da sua casa.