fbpx

Ao se planejar o espaço corporativo é preciso ter como princípio orientador do projeto a funcionalidade. Esta preocupação pode otimizar a produtividade de quem atua no ambiente, bem como reduzir despesas do dia a dia da empresa.

 

Também é bastante importante combinar a isso uma preocupação especial com o bem-estar das pessoas. Afinal, além de se evitar alguns acidentes, um ambiente humanizado para as rotinas da empresa diminuem a fadiga e o estresse.

 

Mas como planejar o espaço corporativo? Neste artigo, separamos algumas dicas importantes.

 

 

Dimensione corretamente a sua demanda de espaço.

 

Este é o primeiro desafio para se planejar o espaço corporativo. É importante que se  dimensione a necessidade real de espaço que a empresa demanda segundo o número de colaboradores, do trânsito interno de pessoas, do segmento em que atua e conforme suas filosofias e política de gestão.

 

Espaços mal dimensionados quebram a atmosfera harmônica que a arquitetura corporativa busca, causando uma sensação de desordem que influencia no humor dos funcionários e no conforto proporcionado pelo ambiente.

Planeje bem a composição do espaço.

Espaço corporativo

Espaços compartilhados valorizam a interação da equipe.

 

A forma como o ambiente é dividido diz muito sobre a empresa e sua forma de trabalhar. Quanto mais dinâmica e interativa é a composição do espaço, mais versátil se torna a gestão da equipe. E consequentemente, fica mais fácil de se adaptar o escritório aos novos desafios e às constantes mudanças no mercado.

 

A tendência moderna de trabalho demanda espaços compartilhados, com amplas áreas comuns e um espaço de circulação livre. Isso estimula o trabalho em equipe e a interação entre os departamentos da organização.

 

 

Configure o espaço de modo que possa ser reconfigurado.

 

Não pense o seu ambiente corporativo apenas como um cenário! Uma empresa é um organismo vivo em constante transformação demandando soluções bastante criativas para ocupar a área planejada. E olha, que para isso não basta ter espaço de sobra.

 

É necessário se pensar o mobiliário, a iluminação e os pontos de energia de uma forma coringa, que permita reconfigurar a distribuição e a adequação dos mesmos sem diminuir o conforto e o bem-estar dos colaboradores.

 

 

Antes de construir, avalie algumas opções de locação corporativa.

Espaços inteligentes para empresas

Existem muitos espaços para locação planejados para receberem escritórios inteligentes.

 

Corporações em franco crescimento não podem estar limitadas pelas paredes de seu espaço corporativo. Logo, antes de tirar do papel o projeto ideal para o seu negócio, compare se é mais interessante construir o próprio espaço ou recorrer à locação corporativa.

E aqui não vamos nem entrar no mérito de que obra e construção não é a finalidade da empresa, afinal, caso seja mais vantajoso construir a própria sede existe sempre a modalidade do built to suit para se recorrer. No entanto, se a empresa tem uma configuração mais dinâmica, optar pela locação de um espaço maior em edifícios planejados para o segmento corporativo pode se mostrar uma solução financeira mais interessante e adequada.

 

 

Outros artigos:

 

Escritórios inteligentes.

 

A invasão dos espaços de coworking.

Locação corporativa