fbpx

É comum entre as pessoas se dizer que normalmente não conseguem comprar um imóvel porque lhes falta dinheiro para isso, enquanto, na verdade, o que falta a elas realmente é um planejamento. Afinal, como todo desafio complexo ( e comprar um imóvel geralmente é a maior compra que você realiza na vida ) é preciso planejamento para que se consiga seguir um passo a passo até chegar ao objetivo.

 

Comprar um imóvel é como correr uma maratona. Enquanto uns dizem que “não corro nem 5 km”, outros calçam o tênis e vão para a rua correr todo dia mais um pouquinho, até terem fôlego para completar 42 km de percurso.

 

Veja abaixo 5 passos importantes para você conseguir planejar a compra de um imóvel.

 

 

Faça disso a sua prioridade.

 

Antes de tudo, é preciso que você torne o sonho da casa própria o seu sonho número um. Enquanto você não fizer disso a sua prioridade máxima você sempre gastará tudo o que você ganha com outras coisas.

 

E nisso inclui viagens, trocar de carro, renovar o guarda-roupa ou ter o gadget da moda. Não importa o seu perfil de consumo, se não focar as suas economias para a compra do imóvel, esta compra nunca se tornará possível.

 

Por isso comece o seu projeto juntando dinheiro, seja com pequenas economias do cotidiano ou com outras gastanças postergadas. E faça isso com objetivo, ou seja, tente destinar em torno de 30% dos seus ganhos para a compra do imóvel. Até porque quando você realizar o financiamento imobiliário, comprometerá aproximadamente isso dos seus rendimentos mensalmente.

 

 

Descubra qual o imóvel ideal para você e quanto custa.

Comprar um imóvel

Pesquise bastante antes de começar a negociar.

 

Procure um endereço próximo ao seu trabalho e da escola das crianças, caso tenha filhos. De preferência uma região com potencial de valorização. Mas não se deixe levar pelo impulso ou pelas modas, escolha um apartamento que atenda as suas necessidades cotidianas, proporcionando além de conforto, também bastante conveniência.

 

E não faça isso com pressa e nem com preguiça. Não escolher o imóvel certo pode custar caro e ainda causar transtornos por muito tempo. Por isso, levante todas as opções disponíveis que atendam as suas necessidades e que caibam no seu bolso.

 

 

Faça a simulação de um financiamento imobiliário.

Comprar um imóvel

Planejando as suas economias, você viabiliza a compra do imóvel.

 

Para saber se um imóvel na planta cabe no bolso, faça uma simulação de financiamento imobiliário junto a uma instituição financeira. Assim você saberá qual o seu crédito e qual o seu poder aquisitivo. Além disso, observe que as parcelas são reajustadas pelo INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), ficando mais caras até a entrega das chaves.

 

Além disso, como já citamos no video com dicas para comprar um imóvel na planta, “optar por parcelas muito baixas durante a obra significam um financiamento muito maior na entrega das chaves, aumentando o custo com os juros. E por último, nunca condicione um compromisso a entrega do imóvel, como o seu casamento ou o nascimento do próximo filho. Podem existir contratos com a possibilidade de até 180 dias de atraso na obra.”

 

 

Outros artigos:

 

Você está pronto para comprar um imóvel?

 

Projeto ano novo, apartamento novo

 

O novo consumidor de imóveis.

 

Desvendando a planta de um imóvel.