fbpx

Você pode utilizar painéis de madeira na decoração de diversos ambientes e com muitas finalidades. Seja para dividir, destacar, demarcar ou integrar um ambiente, ou seja para compor um humor e combinar com outros materiais, os painéis de madeira trazem requinte e sofisticação, somando soluções criativas e práticas para todos os tamanhos de espaço.

 

“Poucos recursos na decoração são tão poderosos quanto os painéis de madeira. Práticos e versáteis, eles desempenham diferentes funções ao mesmo tempo e são capazes de deixar qualquer ambiente mais organizado e integrado. O acabamento impecável, claro, dispensa citações!” [1]

 

Os painéis de madeira ainda agregam um desempenho térmico e acústico aos ambientes, regulando melhor a temperatura média do apartamento e vedando melhor a passagem do som entre os cômodos.  Podendo ser empregados em praticamente todos os cômodos da casa.

 

Abaixo vamos mostrar algumas dessas funcionalidades decorativas dos painéis, com dicas de como utilizá-los nos ambiente.

 

 

Dividir e integrar ambientes.

Painéis de madeira na decoração

O painel de madeira divide de forma bastante funcional a sala com a cozinha. Fonte: Revista Habitare

 

Ao invés de paredes, painéis de madeira podem desempenhar o papel de divisória entre diferentes espaços, escondendo e integrando um ambiente conforme a necessidade e o momento. Além de muito práticos, trazem movimento a decoração proporcionando surpresas agradáveis para quem visita.

 

É uma ótima dica para solucionar o espaço entre a sala e a cozinha, restringindo ou ampliando conforme a finalidade da ocasião. Agrega versatilidade com fluidez, mantendo um alto padrão de sofisticação.

 

 

Demarcar espaços.

Painéis de madeira na decoração

Painel ripado integrando ambientes. Foto: The Wow Factory Decor

 

Os painéis de madeiras chamam a atenção em qualquer decoração. Por isso, são muito funcionais para demarcar espaços, evidenciando facilmente a separação de um para o outro. Inclusive, painéis ripados podem ser uma boa solução quando é preciso separar um ambiente ao outro de forma mais sutil, deixando o segundo espaço semi aparente por entre as ripas.

 

É uma solução que funciona muito bem na delimitação de espaços na sala bem como no quarto, integrando o closet ou o banheiro com bastante charme e discrição.

 

 

Destacar a decoração.

Painéis de madeira na decoração

Home theater composto com um painel de madeira.Fonte: vivadecora

 

Outra função decorativa desses painéis é o de destacar parte da decoração, trazendo a atenção do observador para algo que se deseja evidenciar naquele espaço.

 

Destaque, por exemplo, a parede do seu Home Theater com um painel bem acabado, deixando-o robusto e imponente na decoração.

 

 

Integração.

Painéis de madeira na decoração

Painel utilizado na decoração um escritório. Fonte: Eleone Prestes

 

Os painéis de madeira se integram facilmente aos nichos de uma estante, aos hacks e gavetas, integrando diversos elementos em uma só composição. Também se integram ao projetos de iluminação, tetos e paredes, promovendo decorações ousadas.

 

Um ambiente interessante para explorar essa funcionalidade são os escritórios, compondo uma solução de espaço prática e sofisticada, combinando estantes e armários ao clima sóbrio do ambiente.

 

 

Compondo o humor do ambiente.   

Painéis de madeira na decoração

Painéis de madeira quebram a frieza em lavabos e banheiros. Fonte: Eleone Prestes

 

A variedade de madeiras disponíveis para os painéis permitem compor diferentes humores para um ambiente, do sóbrio ao moderno, do descolado ao sofisticado, obtendo resultados encantadores.

 

Essa função decorativa dos painéis de madeira cai bem em qualquer ambiente, do hall de entrada ao quarto. No entanto, surpreende ainda mais quando empregado em lavabos e banheiros, a madeira quebra o aspecto frio causado pelos azulejos e deixa o espaço mais convidativo. Tenha em mente apenas que o fator umidade demanda um tratamento especial da madeira, com proteção específica para o contexto.

 

 

Leia também:

O que é decoração em estilo industrial?

Segredos do design de interior.

Cozinha: qual o seu tipo?

 

 

[1] Fonte: Casa Vogue

Imagem em destaque: Elizabeth Martins