fbpx

O compliance é o conjunto de normas e diretrizes de uma organização que visam orientar a empresa para uma atuação mais íntegra, evitando conflitos de interesse, violação da ética e até atos de corrupção. E investir nesta conformidade, além de proteger a corporação, é um diferencial positivo para a marca.

 

Por este motivo, foi criado a certificação de Empresa Pró-Ética ( Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade ) é uma iniciativa que tem como objetivo “avaliar e divulgar as organizações voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais, inclusive nas que envolvem o setor público.

 

O Pró-Ética busca dar visibilidade às empresas que compartilham a ideia de que a corrupção é um problema que deve ser prevenido e combatido não só pelo governo, mas também pelo setor privado e por toda a sociedade. Ao aderir ao cadastro, a organização assume o compromisso público e voluntário, perante o governo e a sociedade, de que adota medidas para prevenir e combater a corrupção, em favor da ética nos negócios.” [1]

 

O Pró-Ética é resultado de uma conjugação de esforços entre os setores público e privado, fomentando um novo contexto empresarial no Brasil, mais íntegro e transparente, tendo compromisso com a ética.

 

Por meio do seu programa de compliance, a Espaço Y visa entrar para este cadastro nacional de empresas comprometidas com a ética e a integridade, em cuja edição 2018/ 2019 já contou com cerca de 373 empresas de todos os portes e diversos ramos de atuação.

 

 

[1] ethos.org.br

 

 

Outros artigos:

 

Compliance: Regras do conflito de interesses.

 

 

A importância da denúncia para o compliance.

 

 

Atividades da área de compliance.