fbpx

Compliance Espaço Y

Há 27 anos a Espaço Y perpetua com orgulho e zelo a história do grupo empresarial que a originou,  juntando-se a um legado anterior a sua fundação, com quase cinco décadas de atuação empresarial. E ao tornar parte de uma história como essa, não basta somente somar novos prêmios, conquistas e realizações, mas sim, preservar uma reputação consolidada e honrar tudo aquilo que ela significa.

E como em toda história que avança, a Espaço Y chegou a um novo capítulo a partir de 2018 ao implementar o seu programa de compliance. Assim como o resto do mundo, a empresa evoluiu com mudanças que diminuíram as hierarquias e deram maior autonomia aos seus colaboradores. Todavia, o novo contexto demandou uma maior padronização dos processos e o fortalecimento da cultura empresarial que sempre norteou a organização ao longo dessas décadas. Sempre estivemos em compliance e passamos a incorporar esse sentimento e esse tipo de conduta de forma mais explícita, visando reforçar e ampliar a sintonia da equipe com os valores que nortearam a organização ao longo de sua história: a ética empresarial e a conformidade com as leis, normas e regulamentos.

Quando falamos em compliance estamos dizendo sobre agir de acordo com uma regra (to comply), realizando uma instrução, comando ou um pedido em conformidade com os regulamentos internos e externos aos quais estamos submetidos. Isso é estar em “compliance”. Contudo, o contexto do mercado evoluiu de tal forma que demandou que estar
em “compliance” não significasse apenas uma posição de seguir regras; a abrangência do conceito hoje extrapola normas e políticas, incluindo também os processos e sua gestão e a forma de conduta da empresa e seus colaboradores. E é esse o conceito que a Espaço Y entende o compliance e, por consequência, do programa de integridade que passou a adotar.

Quando os quadros de uma corporação são mobilizados com princípios e valores claros, os resultados são muito mais objetivos e ordenados, padronizando a atuação dos empregados em conformidade com a cultura empresarial. O que permite a cada pessoa mostrar a sua capacidade profissional atuando em igualdade de condições, o que aumenta a motivação do grupo, e nos faz cada vez mais o m² menos quadrado da cidade.

POLÍTICA DE COMPLIANCE

Desenvolver bons lugares para se viver, com integridade, transparência, impessoalidade e legalidade, com o foco em preservar a reputação ilibada da empresa que atua há mais de 25 anos no mercado.

Código, manual e cartilhas

O comprometimento da Espaço Y com a integridade sempre foi reconhecida e valorizada pelo cliente e pelo mercado, construindo uma relação de confiança com públicos externos, e agregando valor na reputação corporativa. Dando continuidade a essa relação de confiança – e na expectativa de que esse sentimento e esse tipo de conduta não quem restritos ao âmbito interno da empresa, mas passem a ser incorporados por nossos parceiros, fornecedores e todas as pessoas que integram a nossa cadeia de negócios (stakeholders) – disponibilizamos o nosso Código de Ética entre outros materiais relevantes do nosso programa de compliance aos que estejam interessados em conhecer nossos compromissos e forma de agir para uma atuação ilibada.

Canais de Integridade

Para fortalecer o programa de compliance, a Espaço Y disponibiliza dois canais de comunicação para dúvidas acerca dos processos e para a denúncia de não conformidades. Caso você deseje entrar em contato com a empresa especificamente para esses temas, mande um e-mail para:  denuncias@espacoy.com.br duvidas_compliance@espacoy.com.br

Para realizar uma denuncia, é necessário que o formulário contenha as seguintes informações:

Identificação do Denunciante. Lembramos que não é preciso fazer uma identificação pessoal. Você pode fazer denúncias anônimas se preferir. Mas em qualquer hipótese é necessário informar um meio de contato válido – recomendamos a criação de um email específico para esse fim.

Quem está envolvido?

Qual é o fato a ser relatado?

Como tomou conhecimento do fato? Viu? Ouviu? Alguém contou?

Onde ocorreu?

Quando ocorreu? Continua ocorrendo?

Alguém mais tem conhecimento do fato?

Existem outras empresas envolvidas?

Há alguma potencial testemunha? Quem?

Existe alguma evidência? Há recomendações de como conseguir mais evidências?

Formulário de envio de denúncias

Prezado (a),

O Canal de Denúncias serve para receber notificações quanto ao descumprimento às normas do Compliance adotadas ou qualquer outra infração legal e antiética que tenha sido cometida por colaboradores, ou mesmo de parceiros, fornecedores e outros que tenham gerado benefício para nossa empresa. Lembramos que garantimos a confidencialidade das informações recebidas, que serão tratadas com sigilo. Garantimos, também, proteção ao denunciante, ainda que a denúncia posteriormente se mostre não verdadeira, bem como garantimos e proibimos que haja qualquer retaliação àqueles que utilizarem os canais adequadmente e de boa-fé. 

O preenchimento dos campos: nome e telefone são facultativos.

Comitê de integridade

A Espaço Y possui um Comitê de Compliance voltado para a gestão do programa dentro da empresa e sua localização na estrutura de organização está ilustrado abaixo.

MEMBROS DO COMITÊ DE COMPLIANCE

O Comitê de Integridade da Espaço Y é a instância responsável pela definição das políticas do programa de compliance, e atualmente conta com os seguintes membros em sua composição:

 

Compliance Officer: Fábio Pereira

Comitê da Integridade

Solange Barros

Sandra Machado

Daniel Rosa

Membro 5 – Vago

Membro 6 – Vago

(OBS.: atualmente há vaga na composição do Comitê em razão do desligamento de alguns colaboradores do quadros e em virtude da reformulação da estratégia empresarial da Espaço Y e da iminente reformulação do programa nos próximos meses).


TRANSPARÊNCIA ESPAÇO Y


A Espaço Y, em obediência e conformidade com a legislação, divulga seus resultados do exercício no Diário Oficial e de forma a valorizar a política de transparência da organização, os disponibilizamos aqui.
Também apresentamos, aqui, nosso relatório resumido das ações de compliance executadas nos anos de 2019 e 2020.