fbpx

Qual o seu tipo de cozinha? Você é do tipo apaixonado por gastronomia ou não liga muito pra cozinhar? Se aventura como chef amador ou prefere comer fora? Dependendo das suas respostas e do seu perfil, é bom conhecer qual o tipo de cozinha que melhor se adequa a sua rotina.

 

Entender os diferentes layouts de cozinha vai ajudar você a aproveitar melhor o espaço disponível do seu apartamento, além de facilitar as atividades do seu cotidiano. Conheça abaixo algumas opções.

 

 

Cozinha em “U”.

Tipos de cozinhas

Exemplo de cozinha em “U”. Imagem: Casa&construção

 

Com um layout aconchegante, o formato em “u” possui uma boa circulação interna, permitindo uma distribuição otimizada e bom aproveitamento do mobiliário. Se bem planejado, permite a composição de um ambiente bastante prático.

 

Funciona bem se você dispor de um espaço grande destinado à cozinha, utilizando três paredes para bancadas, armários e eletrodomésticos. Isso resulta em um formato ideal para quem ama cozinhar.

 

 

Cozinha em “L”.

Tipos de cozinhas

Exemplo de cozinha executada em formato de “L”.

 

Sendo o formato mais recorrente nos apartamentos atuais, a cozinha em “L” tem um bom aproveitamento dos cantos para promover uma melhor circulação, sendo simples e funcional. Ideal para quem tem pouco espaço, alinhando pia e geladeira na mesma parede.

 

 

Cozinha em “G”.

Tipos de cozinha

Exemplo de cozinha em G. Imagem: Homify

 

Segue a mesma lógica da cozinha em “u” com três vãos de bancada, mas um dos lados não chega até o final. Geralmente é assim por ser o formato em “u” combinado com uma cozinha americana. A parte reduzida é para a circulação, permitindo que a pessoa contorne o balcão com agilidade.

 

 

Cozinha com ilha.

Tipos de cozinha

Exemplo de cozinha com ilha ao centro. Imagem: Casa&construção.

 

Se você realmente tem espaço e quer transformar a cozinha no coração da sua casa, este é o seu formato! Pois além de distribuir os móveis e eletrodomésticos ao redor do ambiente, insere-se ao centro uma ilha. Esta parte do projeto pode otimizar a área de trabalho recebendo o fogão, um cooktop ou o forno. E a ela pode ser integrada uma bancada para as refeições.

 

É a cozinha dos chefes amadores que amam cozinhar e receber as visitas ao redor de uma mesa farta.

 

 

Cozinha com corredor.

Tipos de cozinha

Cozinha com corredor. Imagem: REPRODUÇÃO / COMPASS & ROSE

 

Ideal para quem tem uma cozinha longa e não muito estreita, permitindo compor uma cozinha no estilo “corredor”, com bancadas dos dois lados.

 

 

Cozinha americana.

Tipos de cozinha

Exemplo de cozinha integrada a sala. Imagem: Saint-gobain

 

A cozinha americana funciona para todos os tipos de espaços, por ser aberta para a sala integrando os dois ambientes em um só. Se por uma lado aumenta ainda mais sensação de espaço ao diminuir as paredes e conectar os cômodos, pelo outro expõe as bagunças da cozinha sem frescura.

 

Um dos desafios de se ter uma cozinha americana é justamente a organização. Se você não é do tipo que mantém a louça limpa, deixando sempre acumular na pia, talvez essa não seja uma boa opção para você.

 

O formato de cozinha americana é moderna e convidativa, ótima para quem tem um pé sempre na cozinha. Mas uma vez que a cozinha está exposta, a fumaça, o cheiro dos ingredientes e a gordura invadem a casa com toda força. Por fim, pode ajudar muito a otimizar a circulação em imóveis menores.

 

Imagem em destaque: Link