fbpx

Setembro traz os últimos dias de estiagem no Distrito Federal, uma época em que toda conversa descontraída na cidade  não pode fugir da pergunta: “Eaí, será que vai chover?” O brasiliense passa boa parte desse período que antecede a primavera rezando para que as chuvas venham para dar fim aos efeitos da seca como o calor, a falta de umidade e a paisagem empoeirada e sem cor.

 

A expectativa é tão grande que os primeiros pingos que caem do céu são celebrados como um gol em final de campeonato. No entanto, para que a festa seja completa, é importante lembrar de alguns cuidados que devemos tomar antes que a estação das nuvens retorne, visando evitar contratempos, dores de cabeça e prejuízos na primeiras tempestades.

 

Neste artigo vamos abordar alguns desses cuidados que devemos tomar, deixando tudo preparado para a chegada das chuvas e o renascer da natureza com a primavera.

 

 

Prepare a sua casa para as chuvas.

 

Se você quer evitar goteiras, alagamentos e outras dores de cabeça comuns ao período de chuva, tome os seguintes cuidados antes que a seca termine:

 

  • Limpe as folhas secas no telhado e nas calhas, aproveitando para conferir o estado das telhas;
  • Faça a poda de árvores, principalmente se os galhos e a copa representarem algum perigo. Tempestades de vento são cada vez mais comuns em Brasília e, por este motivo, a queda de árvores também, causando prejuízos em muitos casos;
  • Observe as condições das suas instalações elétricas, lembrando do risco de curto e de incêndio que a água pode causar entrando em contato com fios velhos ou desencapados;
  • A volta das chuvas também significa a volta dos raios. Veja se sua casa está em segurança para tempestades elétricas;
  • Limpe os ralos da área externa para que a água não encontre barreiras causando alagamento;
  • Confira se os bueiros e bocas de lobo na proximidade da sua residência não acumulam lixo, protegendo-se de eventuais entupimentos.

 

 

Evite a chuva ácida.

 

Período de chuvas

As primeiras chuvas podem trazer males para a saúde.

 

A alegria do reencontro com a chuva leva muita gente a se jogar debaixo da água. Mas não faça isso! Há o perigo das chuvas ácidas nas primeiras precipitações do período, uma vez que todos os gases poluentes acumulados na atmosfera durante mais de 100 dias de estiagem se misturam com o vapor de água que forma as nuvens.

 

Para ser mais exato, a emissão de dióxido de enxofre emitido pela queima de combustíveis reage para criar o trióxido de enxofre na atmosfera, que ao entrar em contato com a água formará o ácido sulfúrico. É isso mesmo, ácido sulfúrico! Por isso chamamos isso de chuvas ácidas. Logo, é melhor evitar. Até porque todos os poluentes estocados lá em cima vão reagir de alguma forma com a água e descer trazendo males para a saúde.

 

 

Os perigos do asfalto escorregadio, das inundações e dos raios.

Período de chuvas

redobre o cuidado no trânsito durante o período de chuvas.

 

Antes da primeira chuva confira qual é o estado dos pneus do seu carro. E mesmo que estejam novinhos, tenha cuidado ao dirigir durante as primeiras chuvas devido ao perfil escorregadio do asfalto durante o período. Já reparou naquela espuma branca que se forma quando chove nessa época? Pois é, isso é igual sabão e pode causar diversos acidentes no trânsito. Evite-a, é perigosíssima.

 

Outra coisa comum são as famosas “pancadas de chuva” com precipitações fortes que derramam uma quantidade de água maior que o normal durante um curto período de tempo, causando alagamentos e inundações. Se estiver no trânsito, evite passar por áreas alagadas e não tente enfrentar a correnteza, esteja você de carro ou a pé. E caso algum equipamento elétrico tenha sido molhado, não o ligue, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

 

Por último, em caso de tempestade elétrica, evite lugares abertos como parques, quadras poliesportivas e áreas descobertas. Mantenha-se distante de árvores, postes de luz ou energia, caixas d’água, cercas de arame e coberturas de metal. Se estiver e casa, desligue equipamentos eletrônicos da tomada.

 

Outros artigos:

Vai deixar o apê para viajar? Deixe-o em segurança.

 

Cinco dicas para receber uma visita com vinho.

 

Quatro dicas para aproveitar melhor o Lago Paranoá.

 

Onde pedalar em Brasília.

 

Imagens do artigo: FreePik