fbpx

A decoração despojada é aquele charme de um ambiente aparentemente despreocupado com a bagunça, descontraído e relaxado, mas no qual sabemos o que cada objeto está fazendo aparentemente largado despretensiosamente. A regra de ouro desse estilo é quebrar as regras.

 

Não significa que seja uma forma de decoração desconstruída, não mesmo. Podemos dizer que a essência do ambiente seja, na verdade, a descontração. E para se obter esse resultado vale a pena usar toda a criatividade e ousadia pensando formas diferentes de se empregar as coisas.

 

Neste artigo vamos dar algumas dicas de quais são as principais características do estilo despojado para que você descubra uma alternativa moderna, barata e cheia de personalidade para a sua decoração.

 

 

Flexibilidade.

 

 

Repense o seu ambiente com maior flexibilidade. Reúna objetos diferentes para compor algo novo, inverta a posição das coisas ou as empregue de forma diferente. Desconstruir o apartamento é o primeiro passo para uma decoração despojada.

 

Mais fica uma dica muito importante: não se trata de bagunçar o espaço, mas de se criar uma nova ordem para a bagunça, testando alternativas diferentes, às vezes pouco usuais, para dar uma nova composição a sua decoração.

 

Em outras palavras, por que não trocar o vaso por uma garrafa clássica da coca-cola na hora de colocar um arranjo de flores? Ou que tal tirar os quadros da parede e colocar no chão? Quem sabe até fazer dos degraus da escada uma prateleira para livros. Por que não?

 

 

Customize.

Estilo despojado

Exemplo de banheiro camarim. Imagem via vivadecora.

 

Uma dica eficiente para se fazer uma decoração despojada é buscar dar um toque particular aos objetos, de modo a escancarar a personalidade dos moradores. Pode ser com adesivos na parede e em cerâmicas, na estampa diferenciada do almofada com alguma referência à cultura pop.

 

O importante é customizar aquilo que a gente encontra na casa de todo mundo e personalizar de um jeito só seu. Por exemplo: se você se vê como uma diva, transforme o seu banheiro em um verdadeiro camarim colocando luzes ao redor do espelho, espalhando as maquiagens em uma bancada ampla.

 

Espalhar pela casa itens de coleção que ilustrem o seu gosto pessoal também combina com o estilo. Pode ser discos de vinil, livros e ate pôsteres de filmes, séries, bandas ou quadrinhos. Escancare quem você para as suas visitas.

 

 

Seja despretensioso.

Estilo despojado

Sala em estilo despojado. Via aberardinelli.

 

O estilo despojado pode ser uma alternativa barata para sua decoração desde que você não complique demais. Mantenha as coisas simples, com um aspecto relaxado que permite até algum desleixo.

 

Você pode até partir de outro estilo de decoração para compor um ambiente despojado, seja o estilo industrial, vintage ou moderno. Basta desconstruir um pouco o espaço que você obterá resultados interessantes. Faça o teste!

 

 

 

Outros artigos:

 

O que é decoração em estilo industrial?

 

5 dicas de decoração para redecorar gastando pouco.

 

Como combinar as cores na decoração da sua casa.

 

Decoração em estilo vintage.

 

Imagem em destaque via panoramamóveis.