A decoração em estilo escandinavo tem como sua principal característica o mobiliário simples, o aconchego do ambiente e minimalismo estratégico. O resultado disso são ambientes cleans, sempre contemporâneos e funcionais.
Inspirado nos domicílios escandinavos, região do norte da Europa composto por Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, o estilo é facilmente reconhecido pelos cômodos práticos e sem excessos, que resultam em uma elegância atemporal.
A seguir, conheça um pouco mais sobre o estilo e considere-o como uma opção prática e sofisticada para a sua próxima decoração.
Principais características.
Se você é apaixonado pelo estilo escandinavo e projeta aplicá-lo na decoração do seu espaço, tenha em mente as seguintes características como fundamentos para o emprego desse estilo:

Ambiente típico no estilo escandinavo. Imagem: myscadinavianhome
Seja clean.
Em um ambiente clean, os espaços vazios falam tanto quanto os elementos da decoração. Por isso, seja estratégico nas escolhas de quadros, arranjos de flores e luminárias. Opte por itens modernos e de linhas retas.
Seja minimalista.
Aqui se aplica a velha máxima da decoração de que “menos é mais”. O conceito minimalista reduz a decoração ao básico, visando simplicidade.
Seja aconchegante.
Os cômodo buscam funcionalidade no mobiliário e na combinação dos elementos, com o intuito de sempre agregar conforto.
Seja natural.
O estilo não combina com extravagância, criando elegância por meio da sobriedade dos ambientes com paredes predominantemente brancas ( bem como outras cores neutras como o cinza, o bege, o nude e as candy colors ), valorizando a luz natural.
Origem.
O estilo escandinavo começa com uma história interessante, ainda no século XIX, com o artista sueco Carl Larsson. Ao conhecer sua esposa, Karin Bergoo, ele trocou a pintura a óleo pelas aquarelas, passando a pintar o cotidiano de sua casa. Seus quadros se imortalizaram, tornando-se famosos no mundo inteiro, popularizando os ambientes decorados pela sua esposa com os elementos fundadores do design escandinavo.
A decoração escandinava acabou se formalizando a partir da Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo em 1897, popularizando-se a partir de década de 50 do século XX com nomes como Hans Wegner, Arne Jacobsen, Eero Saarinen, Nanna Ditzel e Louise Campbell.
Ambientes iluminados.
O estilo escandinavo preza por uma boa iluminação, que é valorizada pelos tons neutros do mobiliário e das paredes. Para obter este resultado, geralmente recorrem à iluminação natural, com janelas grandes e cortinas leves.
Dito isto, evite móveis e acessórios que criem sombras, buscando alternativas mais minimalistas como o design popularizado pela empresa sueca Ikea, uma das grandes propagadoras de design escandinavo pelo mundo.
Imagem em destaque: Blog da arquitetura.
Outros artigos:
Trackbacks/Pingbacks