fbpx

A decoração em estilo industrial é uma tendência na arquitetura que se vale de elementos urbanos como paredes de tijolo e concreto sem acabamento, bem como materiais naturais como madeira e metais em tons neutros, combinado sempre com cores vibrantes que quebram a monotonia. Embora não seja exatamente uma novidade, o principal diferencial estético do estilo industrial é assumir e escancarar as luminárias, os fios, canos e vigas expostos, obtendo uma harmonia inesperada entre a modernidade e o requinte, entre o despojo e a sofisticação.

 

Origem.

 

O estilo industrial tem seu berço em espaços industriais abandonados em Nova Iorque entre os anos 60 e 70 do século XX.

 

Na época, grupo de pessoas mais descoladas em busca de opções alternativas de moradia ocuparam esses espaços quase que despretensiosamente para residir,  inaugurando o que viria a ser os primeiros lofts urbanos.

 

Características.

 

A forma despojada de ocupação dos lofts nova-iorquinos ditou o que viriam a ser as regras do novo estilo. Embora seja uma estética com ampla liberdade e muitas possibilidades de decoração, o estilo industrial quase sempre conjuga as seguintes características:

 

Paredes pra quê?

 

As paredes se limitam às fronteiras do imóvel. Os ambientes são delimitados pelos próprios móveis de modo a formatar ambientes conjugados.

 

Mania de grandeza.

 

Não sendo exatamente uma regra, o estilo industrial é dado aos ambientes com pé-direito alto ou duplo, apreciando sempre um teto lá em cima e, quando possível, um mezanino à meia altura.

 

decoração estilo industrial

Imagem: Blog estúdio Penha

 

Um lugar iluminado.

 

Ambientes decorados em estilo industrial se valem de janelas e portas grandes que estimulem a iluminação natural. Também apreciam luminárias, lustres e spots que agreguem design no projeto de iluminação, compondo o clima de cada ambiente.

 

Estruturas expostas.

 

O estilo industrial incorpora sem medo elementos estruturais em sua estética, deixando expostos os fios, canos e vigas. Além disso, é recorrente utilizar paredes de tijolos ou de demolição como nos antigos lofts de Nova Iorque.

 

Mobiliário vintage.

 

Embora despretensioso, o estilo industrial tem uma queda pelo mobiliário vintage, especialmente pelos estilosos sofás, poltronas e cadeiras da época.

 

Acabamento rústico.

 

Além de paredes sólidas, combina bem com o estilo industrial o piso em cimento, colunas sem acabamento e madeira de demolição. O cobre e o ferro são metais que completam esta característica.

 

Uma cor para animar o ambiente.

 

Embora se valha de materiais em cores neutras, essa monotonia geralmente é quebrada por uma cor viva aplicada em uma parede, no sofá, em objetos de decoração ou nos quadros fixados nas paredes.

 

Estilo industrial Decor

Imagem: Banco de imagem Pexels.

 

Para quem é o estilo industrial?

 

Este é um estilo de decoração que extrapola tribos e perfis. No geral, cai no gosto de quem tem uma queda por ambientes simples, porém de bom gosto. Multifuncional e versátil, os ambientes sem paredes do estilo industrial conquistam também os perfis mais pragmáticos, sendo ótimos para pessoas com rotinas dinâmicas.

 

Por fim, a decoração em estilo industrial é acima de tudo para quem deseja viver em um ambiente com bastante personalidade.

 

Imagem em destaque: Blog www.saibaantes.com.br