fbpx

Imóveis no litoral têm uma atmosfera diferente, uma vibração positiva onde o sol é sempre bem-vindo, combinando conforto com aquele clima especial de se estar na praia. É um endereço único, que privilegia o frescor trazido pelos ventos e acolhe os moradores para o descanso. Por isso, demanda uma decoração coerente com essa dinâmica.

 

Os ambientes do apê na praia devem privilegiar a leveza, a luminosidade e o aconchego, atento sempre aos efeitos da maresia e da umidade em móveis e eletrodomésticos, seja qual for o seu estilo de decoração. Preenchendo os espaços com elementos que criem uma narrativa lúdica que faça do imóvel um refúgio para o lazer.

 

A seguir, vamos passar algumas dicas para quem pensa em decorar o imóvel no litoral ou que esteja perdido para começar.

 

 

Priorize o conforto.

 

O imóvel de praia tem que ser acolhedor, planejado para proporcionar o maior conforto para quem procura momentos de descontração. E pensando assim, é importante potencializar todos os fatores no ambiente que estimulem esse clima despojado e o aconchego.

 

Se você possui uma vista para o mar, componha a decoração de modo a destacá-la, valendo-se de cortinas leves e procurando sempre priorizar a luminosidade. Ter um ambiente formatado para essa vista, com a atmosfera praiana invadindo o cômodo, acolhe de forma lúdica e revigorante a todos que passarem por ali.

 

A sensação de relaxamento e tranquilidade pode ser construída conjugando com harmonia as cores neutras nas paredes com um mobiliário mais orgânico impermeabilizado contra a umidade. Em decorações com estilo mais moderno os móveis em alumínio ganham bastante espaço por serem mais resistentes à maresia.

 

 

Decoração em estilo mediterrâneo.

Decoração mediterrânea

Exemplo de ambiente em estilo mediterrâneo. Imagem: westwing

 

A maioria das pessoas decoram seus imóveis no litoral com temas náuticos, misturando objetos, artes e mobiliário que nem sempre dão uma boa unidade, às vezes obtendo resultados bastante aleatórios. Por isso aconselhamos assumir uma decoração em estilo mediterrâneo, alcançando um padrão elegante, leve e de muito bom gosto.

 

Esse estilo de decoração é inspirado nas rivieras italianas, francesas, gregas e espanholas, naqueles cenários estonteantes à beira do Mar Mediterrâneo. E embora seja fruto de diversas tendências e culturas, possui elementos comuns que ditam as características que o definem.

 

Só não se esqueça de lidar com os efeitos da maresia. “A maresia é uma névoa fina, úmida e salgada que traz o sal do mar pelo ar e acumula na superfície de janelas, móveis e eletrodomésticos. Esse spray com gotículas de sal da água do mar tem um alto poder de corrosão, acelerando diversos danos em seu apartamento.” Aqui você encontra algumas dicas de como amenizar os efeitos desse fenômeno típico do clima praiano.

 

 

Dicas de como decorar.

Decoração estilo mediterrâneo

Quarto praiano decorado em estilo mediterrâneo. Imagem: casacommoda

 

No estilo mediterrâneo de decoração o sol é o grande astro. Por isso as paredes devem privilegiar tons que valorizem e facilitem a propagação da luminosidade natural. E por ser caracterizada pela predominância de luz, dê preferência as cores claras e neutras para o espaço, deixando para o mobiliário as cores quentes que trazem vigor ao ambiente ou inspiradas na cor do mar e da natureza como o azul, o verde e o turquesa.

 

Os móveis devem priorizar a madeira, vime ou em ferro forjado, enquanto o piso opta pelos ladrilhos hidráulicos, cerâmicos ou azulejos, em especial os pintados à mão. Essa combinação clássica do estilo promove uma sofisticação e um requinte bastante exclusivos.

 

Utilize sempre elementos naturais e misture texturas. Para isso recorra a tecidos leves como o linho e o algodão, em cores neutras ou estampado. Empregue peças de artesanato, com destaque para jarrões e vasos em cerâmica destinados a plantas e flores.

 

 

Outros artigos que podem interessar:

 

Como cuidar do imóvel na praia.

 

Como utilizar painéis de madeira na decoração.

 

Como combinar as cores na decoração da sua casa.

 

Imóvel na praia.

 

Objetos de design que encantam na decoração.

 

Imagem em destaque no artigo: universomoviefoward