fbpx

A identidade modernista de Brasília é tão icônica e inconfundível que é cada vez mais comum encontrarmos objetos de decoração, mobiliário ou souvenirs inspirados na Capital Federal do Brasil. Seja baseado nas curvas de Niemeyer, na sinalização de rua ou na arte de Athos Bulcão, estas peças se espalharam por toda a cidade conquistando grande popularidade entre os brasilienses.

 

Então, que tal agregar um pouco desse design no seu ambiente? Separamos alguns exemplos para você que ama tanto a cidade se inspirar na hora de trazer um pouquinho de Brasília para sua decoração.

 

Mobiliário.

Rack com design Athos Bulcão.

Rack assinado pelo designer Marcelo Coelho. Imagem: Boobam

 

Inspirados geometria de Athos Bulcão, a Colina Design lançou uma coleção assinada pelo designer Marcelo Coelho. O mobiliário é gravado em madeira Ipê (Cumaru). Os ângulos retos e funcionais resgatam a essência do modernismo com sofisticação.

 

 

Cadeira inspirada em Athos Bulcão.

Cadeira assinada pelo designer Danilo Vale. Imagem: Fundathos.

 

A cadeira Athos disponibilizada para venda pela Fundathos faz parte da Coleção Brasília assinada pelo designer brasiliense Danilo Vale, tendo também como referência  os desenhos dos azulejos do artista-símbolo da cidade.

“O encosto da cadeira apresenta a releitura de alguns painéis desenhados por Athos para a cidade. Sua estrutura em metal e assento em madeira seguem um ideal de simplicidade a fim de servirem como moldura à obra, garantir conforto e trazer a geometria refinado do mestre para seu ambiente.”1

 

Utensílios.

Copo estampada com desenho modernista.

Copo Fachada do BSBMemo. Imagem: BSBMemo.

 

Inspirado nos brises das fachadas modernistas de Brasília, a BSBMemo criou esta bela peça com um design clean para você levar para sua casa. Um copo de vidro que esbanja estilo como a nossa Capital.

 

Canecas inspiradas na arte de Athos Bulcão.

Coleção Caneca Athos. Imagem: Fundathos.

 

A Fundathos também desenvolveu uma coleção de canecas em cerâmica com as obras de Athos Bulcão, agregando um toque de arte nas peças para a sua mesa.

 

Revestimento.

Parede com azulejos coloridos.

Revestimento de parede em azulejo. Imagem: BSBMemo.

 

Brasília é um museu à céu aberto porque não restringe a arte exclusivamente entre molduras e nas galerias. Você pode dar muito mais vida ao seu ambiente seguindo o mesmo conceito ao implementar uma parede com azulejos da BSBMemo inspirados na sinalização de rua da cidade.

Souvenirs.

Ímã de geladeira.

Ímã de geladeira. Imagem: BSBMemo.

 

Coloque na porta da sua geladeira as famosas placas verdes de sinalização de rua, cujo design assinado pelo arquiteto Danilo Barbosa foi incluído no acervo do MoMA em Nova York em 2012.

 

Cidade com design.

 

Não se espante a popularidade de Athos ao inspirar tantos designers, tal como escrevemos em um outro artigo, Athos Bulcão está na moda e está em todo lugar, o mestre dos azulejos tem servido de inspiração ao lado de outros gênios da história da Capital para toda uma nova geração de designers que vêm consolidando a cidade como referência no segmento. Leia o nosso outro artigo clicando no link abaixo, para saber mais sobre a união do design e da decoração com Brasília.

 

Brasília, cidade criativa em design.

 

[1] Fonte: www.fundathos.org.br