fbpx

EDIFÍCIO GUIMARÃES ROSA

Empreendimento comercial.

Localização: SEPN 514.

Lajes Corporativas.

Área total construída: 10.414,36m2.

Status: concluído em 2005.

Guimarães Rosa: os caminhos infinitos da arquitetura.

Localizado na 514 norte, o prédio batizado em homenagem ao mestre da literatura, Guimarães Rosa, foi laureado como um dos dez edifícios mais bonitos de Brasília segundo o Correio Braziliense1, cuja arquitetura se mira na obra atemporal do autor, na poesia do caminho que olha para o infinito, a beleza dada ao eterno.

Se em Brasília a arquitetura se enamorou da poesia pelo traço de Niemeyer desde a sua construção, agora ela se renova pela Espaço Y inspirada por Guimarães Rosa. Para isso, a empresa escolheu os arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz  e deu a eles o desafio de ser original dentro das rígidas normas de padronização da cidade.

O resultado é uma obra moderna e bela, composta de vãos sinuosos que passeiam por todos os andares, criando um movimento dinâmico e leve no átrio do edifício. Ousadia que se consolida nas curvas de uma joia moderna.

 

[1] “A nova (e boa) arquitetura da capital”, matéria publicada em 30 de setembro de 2012 pelo Correio Braziliense em que é listado por especialistas escolhidos pelo jornal um ranking com os 10 prédios atuais mais bonitos e originais de Brasília.

Edifício Guimarães Rosa

Saiba mais sobre o Edifício Guimarães Rosa.

10 + 15 =