fbpx

Você tem medo de comprar imóvel? Sem problema, porque 59% dos brasileiros com renda acima de dez salários mínimos tem esse medo. Sentimento que é ainda maior entre quem recebe de cinco a oito salários mínimos, atingindo 74% dessas pessoas [1]. No entanto, entenda: só temos medo daquilo que não conhecemos. Entender como funciona a negociação de um imóvel é o primeiro passo para você descobrir que pode realizar uma boa compra sem medo.

 

A aquisição de um imóvel tem um peso financeiro enorme, e é muitas vezes a compra da vida de muitas pessoas. Quando investimos tanto em um objetivo é normal perder o sono com isso. “Enquanto os consumidores de maior renda temem não receber o imóvel, os consumidores que se encontram nas menores faixas de renda têm medo de ficar inadimplentes. Antes mesmo de pedir o crédito, eles questionam se irão conseguir comprovar renda para adquirir o financiamento e, quando conseguem, se questionam se vão conseguir pagar as parcelas.” [1]

 

A seguir, vamos abordar alguns receios comuns entre as pessoas na hora de adquirir um imóvel.

 

 

Medo de comprar imóvel na planta.

 

Imagine colocar todo o investimento da sua vida em um negócio e acabar enganado. Isso já aconteceu com algumas pessoas ao comprar um imóvel na planta, embora seja algo cada vez mais raro devido ao endurecimento de toda a legislação.

 

Todavia, quando acontece, repercute em todo o país, levando mais gente a ter pesadelos neste sentido. Mas não se preocupe! Você pode e deve tomar precauções para que isso não aconteça. Seja pesquisando o histórico de entregas da construtora, o andamento das obras e os dispositivos jurídicos que o protegem como consumidor.

 

Afinal, “a compra na planta pode ser bom negócio, sobretudo para quem vai adquirir o primeiro imóvel para moradia” [2] Além disso, a maioria dos financiamentos imobiliários são realizados pela Caixa Econômica e o Banco do Brasil, que fiscalizam e garagem a entrega do imóvel.

 

 

Medo de lidar com um corretor desonesto.

 

O corretor de imóveis é um profissional remunerado por comissão e tem todo interesse em fechar negócio com você, uma vez que ele depende disso para ganhar dinheiro. Mesmo assim, o corretor precisa manter uma boa reputação se deseja seguir atuando no segmento.

 

As construtoras e imobiliárias têm se protegido contra profissionais que agem com má fé, já que no final das contas é o nome delas que ficam denegridos. Zelar pela confiança na marca é hoje fundamental para uma empresa em um segmento com tantos receios.

 

Se desconfiar o comportamento de um corretor, você pode pesquisar sobre ele na internet e, inclusive, entrar em contato direto com o departamento comercial da empresa.

 

 

Medo de não saber se terá dinheiro para todas as etapas.

Sem medo de fazer um bom negócio

A melhor forma de combater a insegurança é se planejando. Imagem: FreePik

 

O processo de compra de um imóvel na planta é longo e envolve diferentes etapas. É preciso que você se familiarize com o processo antes de tomar uma decisão de compra.

 

Pesquise sobre o ITBI e as outras taxas pagas por você ao adquirir um imóvel. Também consulte seu gerente de banco ou o corretor de imóveis sobre como serão os pagamentos.Por exemplo, informe-se sobre como se dá a entrada, como incide o INCC no valor das prestações mensais e semestrais e como se faz para ter crédito na quitação das chaves.

 

 

Medo de não fazer um bom negócio.

 

Isso pode ocorrer em qualquer negócio que realizamos. Quem nunca deixou uma loja já com um sentimento de arrependimento, tendo acabado de realizar a compra? No segmento imobiliário, quanto melhor você se prepara para a compra antes de realizá-la mais chance de realizar uma boa negociação.

Saiba mais sobre isso lendo o nosso artigo “Projeto ano novo, apartamento novo” em que damos diversas dicas importantes para você realizar uma boa compra. Não deixe de ler!

 

 

Medo de não conseguir o financiamento para as chaves.

Sem medo de fazer um bom negócio

Pesquise com antecedência uma carta de crédito. Imagem: FreePik

 

Para acabar com esse medo é necessário organização. Evite endividar-se e consulte bancos e financeiras com antecedência para obter uma carta de crédito. Você pode saber desde o princípio qual o crédito que estará disponível para contratação de acordo com a sua realidade.

 

Lembre-se, também, que contratempos acontecem. Sendo assim, planeje uma reserva maior para que você não fique sem dinheiro ou com nome sujo na praça quando for recorrer ao banco.

 

 

Perca o medo!

 

Outra insegurança muito comum das pessoas é lidar com a enorme burocracia durante a compra. Só que você não precisa fazer isso sozinho! As imobiliárias, bancos e construtoras já assessoram diversas etapas com toda informação necessária.

 

Se você se organizar financeiramente, buscar informações, não ter preguiça na hora de pesquisar e, acima de tudo, não se levar pelo impulso, certamente fará um bom negócio sem medo nenhum de errar.

 

 

[1] Fonte: Info Money

[2] Fonte: Exame