fbpx

A engenharia civil tem como papel a projeção e a execução dos mais variados tipos e portes de obra. Ofício que demanda desafios novos a cada projeto, seja pelo emprego de diferentes técnicas conforme as características da construção, seja por lidar sempre com novas soluções de tecnologia, diferentes softwares de gestão e, inclusive, elementos de automação e de sustentabilidade.

 

A rotina de um engenheiro civil demanda uma visão completa da obra, tendo uma leitura panorâmica de todas as etapas que estão em andamento e como elas se integram. Como é o responsável por fazer a construção andar, precisa ter a capacidade de liderança e mobilização de equipe para executar um cronograma sem atrasos.

 

 

O engenheiro civil atua na edificação de prédios, mas não só isso.

 

A atuação do engenheiro civil é variada e vai muito além da construção de prédios e casas. Contemplando todo tipo de obra de infraestrutura, como pontes e viadutos, estradas, canais e barragens, usinas, indústrias, portos, estádios e até aeroportos.

 

Este profissional é capacitado a entender desde as características do solo, características e usos de materiais, concepção de estruturas, além de diversos outros conhecimentos que o levam a compreender o desenvolvimento de uma obra por completo.

 

E deve ser capaz de propor as melhores soluções para se realizar uma determinada edificação, calculando a estabilidade, o peso e a resistência a materiais na edificação, suas estruturas, e até as mudanças e os efeitos do clima e do vento.

 

 

O engenheiro civil atua na gestão da obra.

Engenharia civil

O engenheiro civil é o coração de toda obra.

 

 

Este é o maior desafio de um engenheiro no canteiro: fazer a gestão da obra.

 

Há a demanda de gerenciar várias necessidades e setores de uma edificação, exigindo muito planejamento e uma logística complexa para tirá-la do papel conforme imaginada por quem a concebeu e desenhou, dentro do prazo que foi estipulado e conforme todos os compromissos firmados pela empresa.

 

 

O engenheiro civil também atua na realização de laudos técnicos.

 

O laudo de um perito técnico é contratado para detectar defeitos construtivos e para auxiliar no equacionamento de orçamentos. E embora a área mais conhecida da perícia predial seja o levantamento de defeitos construtivos do edifício, síndicos de edifícios também contratam a análise de orçamentos para realização de obras no condomínio, avaliando o preço e prazo, bem como qual orçamento é o mais adequado, fornecendo um anteparo técnico que justifica suas ações.

 

 

Leia outros artigos:

 

O trabalhador da construção civil.

 

A importância de um canteiro de obras organizado.

 

Conforto acústico em residenciais.

 

Arquitetura: nossa paixão pela quinta arte.