fbpx

Hoje, 28 de março, é realizado no mundo inteiro um ato simbólico de apagar as luzes em prol da consciência ambiental, chamada a “Hora do Planeta”. A ação não é para economizar energia, é um ato que  simboliza o nosso compromisso em se engajar ativamente nas discussões e soluções.

 

Em 2019, a Hora do Planeta alcançou 188 países e apagou mais de 17 mil monumentos ao redor do mundo, alertando o mundo que “nós somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a respeito” , como explicou o ex-presidente Barack Obama em um vídeo da campanha.

 

O ato foi criado pela WWF em Sydney em 2007, e vem mostrando para cada vez mais pessoas que o mais importante nesta campanha é que cada um assuma um compromisso, seja empresa ou indivíduo, praticando ações concretas para a sustentabilidade do planeta.

 

Mas, o que eu posso fazer de forma prática para colaborar? Diversas coisas! Abaixo, citamos cinco iniciativas para você observar.

 

 

Tenha um consumo consciente.

Consumo consciente

O consumo consciente começa ao se comprar apenas o necessário.

 

O consumo desenfreado vai esgotando os recursos naturais da Terra, o que gera escassez. É preciso que as pessoas assumam um consumo consciente dos limites naturais com atitudes como:

 

• Se policiar para não comprar por impulso;

 

• Não acumular coisas que você não precisa;

 

• Não desperdiçar alimentos e materiais;

 

• Reaproveitar tudo o que for possível.

 

 

Separe o lixo para reciclagem.

 

Produzimos no Brasil aproximadamente 230.000 toneladas de detritos por dia, sendo que desse lixo todo, apenas 2% é enviado para coleta seletiva. É preciso que cada um se empenhe melhor para tornar possível a reciclagem do lixo.

 

Mesmo que no seu endereço não exista coleta seletiva, há pontos de descarte na maioria das cidades onde você pode se desfazer do lixo de forma seletiva.

 

Outra atitude muito importante é você reduzir o seu próprio lixo! Quer saber como? Neste video, ensinamos os 5 R’s para a redução do lixo.

 

 

Deixe o carro na garagem.

 

Em tempos de aplicativos de mobilidade, somos cada vez menos dependentes de ter um carro próprio. Além disso, você ainda pode pedalar ao invés de dirigir. Veja algumas dicas para isso no nosso artigo “Vá de bicicleta para o trabalho”.

 

 

Opte por fontes energéticas limpas.

Energia solar é uma fonte bastante acessível de energia limpa.

 

Energia limpa é uma fonte energética que não gera resíduos poluentes e nem contaminam o ecossistema durante o seu processo de produção ou consumo, sendo oriundas de fontes naturais como a energia solar e a eólica.

 

A sustentabilidade está em não agredir a natureza para tornar viável a sua produção. Isto torna estas modalidades de produção de energia não somente ecologicamente sustentáveis, mas também socialmente sustentáveis por não demandar uma reorganização social na região ou a retirada da sociedade que habita o entorno em que se explora a energia, como no caso das hidroelétricas.

 

 

Apoie os alimentos orgânicos.

 

Os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos como adubos químicos e insumos artificiais, e também não são transgênicos, nem contem antibióticos e hormônios, além de contar com inúmeros benefícios para a saúde humana.

 

Mas é preciso que o consumidor incentive este mercado, uma vez que o produto orgânico ainda não é vendido em larga escala, e por isso possuem um preço maior em relação aos produtos concorrentes e não orgânicos.

 

 

O que fazer na Hora do Planeta.

Sustentabilidade

Participe também da Hora do Planeta.

 

A Hora do Planeta 2020 ocorre em 28 de março (sábado), das 20h30 às 21h30. Momento em que devemos apagar as luzes de casa por uma hora, com o objetivo de mostrar que estamos engajados em ações positivas para a sustentabilidade do planeta.

 

 

Outros artigos:

Atitudes para um consumo consciente.

Benefícios de um dia sem carro.

O que é energia limpa?

 

Por que optar por alimentos orgânicos?

 

Vivendo em um mundo mais compartilhado