fbpx

Energia limpa é uma fonte energética que não gera resíduos poluentes e nem contaminam o ecossistema durante o seu processo de produção ou consumo, sendo acessível às pessoas. Geralmente são oriundas de fontes naturais como a energia solar e a eólica.

 

Neste artigo, vamos abordar a importância desta alternativa energética como uma opção sustentável para o mundo, mostrando algumas fontes e suas vantagens.

 

 

Qual a importância da energia limpa?

 

Em primeiro lugar, é importante pela sustentabilidade. A energia limpa é sustentável por se originar de fontes inesgotáveis como o sol e os ventos, de modo a não precisar de recorrer a exploração de recursos naturais que se esgotam.

 

A sustentabilidade está em não agredir a natureza para tornar viável a sua produção. Isto torna estas modalidades de produção de energia não somente ecologicamente sustentáveis, mas também socialmente por não demandar uma reorganização ou retirada da sociedade que habita a região em que se explora a energia.

 

Por último, a maior vantagem é a não produção de poluentes, mantendo a qualidade de vida de vida das pessoas. Como não há queima de combustíveis fósseis, nem a geração de gases poluentes, nem de resíduos perigosos para a saúde humana, bem como não contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global, a energia limpa disposta como uma alternativa harmônica para a nossa realidade.

Turbina de vento

A energia eólica é uma alternativa de energia limpa.

 

 

Principais fontes de energia limpa.

 

Embora as fontes de energia limpa não estejam limitadas à solar e à eólica, vamos destaca-las por serem mais acessíveis atualmente.

 

 

Energia solar.

 

A energia solar provém da radiação solar, sendo térmica ou luminosa (fotovoltaico). No primeiro caso, transferem para a água a energia captada por meio de coletores solares. Já a segunda, converte a luz do sol em energia elétrica.

 

 

Energia eólica.

 

Desde de a Antiguidade a humanidade utiliza os ventos como forma de energia, fosse para mover moinhos ou para empurrar as velas de embarcações. Atualmente, utilizamos os ventos como fonte da energia eólica, utilizando hélices ligadas a grandes turbinas aerogeradores.

 

 

A energia limpa é democrática e financeiramente vantajosa.

Energia solar

Energia solar é uma fonte bastante acessível de energia limpa.

 

As grandes cidades do mundo já têm acesso, hoje em dia, às fontes de energia limpa como, por exemplo, a luz solar. Sendo possível que o indivíduo instale painéis em sua residência sem investimentos muito altos e tendo um impacto expressivo na economia de seus gastos com energia.

 

Grandes indústrias também podem optar por utilizar energia limpa proveniente das chamadas “fazendas solares” reduzindo expressivamente os custos com eletricidade. Há empresas especializadas no setor para dimensionar e implantar soluções energéticas limpas para grandes consumidores.

 

Além da natureza agradecer, quem paga a conta fica mais feliz ainda.   

 

 

 

Imagens: FreePik

 

Outros artigos:

O que são os jardins verticais (paredes verdes)?

 

 

Água e ecoeficência.

 

Nem tudo o que vai por água abaixo está perdido.

 

O consumo consciente e a redução do lixo.