fbpx

Pedalar em Brasília sempre foi uma prática agradável, dessas que nos empolga para acordar cedo em um domingo e sair para o mundo. Além de contar com um trânsito mais organizado e seguro, a Capital Federal também agrega em sua infraestrutura vastas ciclovias que tornam viáveis inúmeros roteiros para rodar toda a cidade com uma bike.

 

Por contar com uma cultura ciclística bem enraizada, em Brasília é fácil pedalar tanto sozinho quanto na companhia de mais de gente. Os grupos são diversos, atendendo todo tipo de rotina, horário e perfil de ciclista.

 

Em outras palavras, chegou a hora de colocar sua bicicleta na rua, porque separamos algumas dicas de onde você pode pedalar em Brasília.

 

 

Roteiros para pedalar em Brasília.

Bicicleta em Brasília

Brasília possui vários roteiros urbanos para você pedalar descontraído.

 

Se você está começando a pedalar, opte por um dos nossos parques para ir pegando o ritmo. Aqui temos o privilégio de contar com o Parque da Cidade no coração de Brasília, com três opções de circuito interno que variam de 4, 6 e 10 Km. Tudo com muita segurança e tranquilidade, inclusive para os ciclistas-mirins aprendendo a andar de bicicleta, e com fácil acesso durante o dia.

 

Se você procura um roteiro mais integrado com a natureza, mas sem sair da cidade, você pode começar pedalando no Parque Nacional Água Mineral. Lá você encontra uma trilha bem tranquila, com poucas subidas e bastante espaço. Bom pra quem está começado.

 

No mesmo estilo, você vai encontrar três roteiros logo ali no Lago Sul. O primeiro é o Parque da Ermida Dom Bosco à beira do lago, com trilhas curtas e fáceis combinadas com aquele visual de cair o queixo! O segundo destino é o Parque das Copaíba na QL 28, com trilhas mais técnicas também às margens do lago. O último é o Jardim Botânico de Brasília na subida da QI 23, com uma trilha imersa na fauna e na flora do cerrado.

 

 

Roteiros noturnos.

Bicicleta em Brasília

Deixe a bike pronta para pedalar depois que o dia escurecer.

 

Em Brasília já contamos com diversos grupos noturnos de ciclismo, pedalando em conjunto em diversos trechos das ruas da capital. É muito fácil encontrá-los na internet, e você pode escolher aquele que se adequa melhor a sua agenda e região. A maioria dos roteiros seguem pelas principais vias da cidade quando anoitece.

 

Alguns deles possuem dias exclusivos para iniciantes que desejam ter a sua primeira experiência de pedalar no trânsito, andando em um ritmo mais lento (entre 12 a 18 Km/h) e com a devida supervisão e segurança.

 

Também existem grupos mais intermediários caso você já esteja habituado colocar a bike na rua, tendo maior intimidade com a dinâmica do trânsito. Alguns deles oferecem até roteiro gastronômico com direito à uma pausa para o lanchinho. O mais importante é, contudo, que você encontre uma turma boa para ter um compromisso com a bike. Gente que vai te motivar e te dar segurança para não parar.

 

 

Para quem gosta de off-road, trilhas de mountain bike.

Bicicleta em Brasília

Brasília possui trilhas com diversos níveis de dificuldade para mountain bike.

 

Se chegou a hora de trocar o asfalto por uma trilha mais exigente, Brasília não vai decepcionar. Comece como a maioria dos ciclistas brasilienses pela trilha da Fazenda Taboquinha. Segundo o pessoal do Bike Registrada, “com pouco mais de 29 km, essa trilha mistura trechos curtos de estradões, com longos percursos de single tracks. A Fazenda Taboquinha é uma das trilhas de mountain bike em Brasília, de nível moderado. Isso porque exige força nas pernas para enfrentar subidas bem íngremes com cascalho, e para descer em alta velocidade desviando de buracos e pedras.

 

Um ponto deste trajeto cheio de desafios e visuais bonitos são seus trechos estreitos que beiram barrancos. Então, se você deseja se aventurar por essa trilha é melhor não ter medo de altura!” [1]

 

Uma opção intermediária bem interessante é a “Trilha da Igrejinha”. Um percurso bastante rural com cerca de 48 km de desafios através do Ponte Alta e do Casa Grande. Agora, se você estiver pronto para o roteiro mais difícil, procure a “Trilha Pé D’Serra”, que tem 100 km de percurso próximo a Brazlândia, exigindo muita técnica e preparo de quem se aventura a pedalar por ali.

 

Por fim, Brasília também conta com a maior trilha de Mountain Bike do Brasil. “A trilha fica dentro da Floresta Nacional de Brasília (Flona), é circular e tem 44 quilômetros de extensão. É totalmente sinalizada e apresenta diferentes níveis de dificuldades. Dentro do caminho, há ainda opções de circuitos menores, com 5, 10, 20 e 30 quilômetros.” [2]

 

Não importa a sua disposição, grau de intimidade com a bicicleta ou estilo de pedalar, podemos dizer com toda tranquilidade que não faltam são bons roteiros para onde você pode pedalar em Brasília.

 

 

Outros artigos relacionados com o tema:

As ciclovias de Brasília e a mobilidade urbana.

Benefícios de um dia sem carro.

Vivendo em um mundo mais compartilhado

Vá de bicicleta para o trabalho.

 

 

 

[1] Fonte: Bike Registrada

[2] Fonte: Correio Braziliense

Imagens: FrePik