fbpx

Realizar uma boa negociação na hora de comprar um imóvel pode impactar bastante no seu cotidiano financeiro, já que se trata de uma compra que envolve sempre um valor muito alto. Por isso, saber como obter o melhor desconto durante a negociação pode gerar uma economia considerável no seu planejamento.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para quem vai comprar um imóvel na planta de modo a facilitar todo o processo, destacando os principais segredos do mercado imobiliário para se obter um bom desconto.

 

 

Antes de tudo, pesquise bastante.

 

A informação tem valor! Quando você chega para negociar já sabendo o que quer e tendo o conhecimento das alternativas ofertadas pela concorrência, você já larga na frente na negociação.

 

Deixe claro desde o início que aquele imóvel não é a sua única opção, mas mostrando que se conseguir uma boa negociação ficará muito feliz em fechar negócio.

 

 

Engaje o corretor na negociação.

 

Inicie a conversa com as informações que são importantes para o corretor, mostrando quais as suas reais necessidades e procure entender com clareza se o imóvel que está sendo ofertado atende suas expectativas.

 

Dito isto, comece mostrando suas preferências quanto à forma de pagamento. . Se o imóvel estiver pronto e você pretende financiá-lo, convém adiantar as burocracias relacionadas à obtenção da carta crédito, pois algumas incorporadoras podem solicitar tal documento antes de formalizar um pedido de compra. Isso vai engajar o profissional desde o princípio, motivando-o a buscar melhores condições para fechar negócio.

 

 

Pague menos juros com uma boa entrada.

 

Em geral, quanto maior for o valor de entrada que você tenha poupado para esse investimento, maior será o desconto com a incorporadora e menor serão o juros.

 

Se você tem condições de dar uma entrada com um valor mais alto, a incorporadora terá mais condições de negociar com você, afinal, é um dinheiro que entra mais rápido no caixa da obra.

 

 

Quanto mais dinheiro à vista maior o poder de negociação.

Negócio imobiliário

Colocando um montante maior na entrada você multiplica a sua capacidade de negociação.

 

É uma lógica simples e eficiente. Quanto mais dinheiro você tiver para pagar desde o início, maior o desconto e menor os juros. Por isso, guarde o máximo de dinheiro que conseguir antes de sentar para negociar um imóvel. Uma dívida que pode durar de 20 a 30 anos pode custar muito caro para quem compra um imóvel sem dinheiro.

 

 

Evite usar imóvel como forma de pagamento.

 

Uma dica importante: Se você possui outro imóvel ou um outro bem que deseja utilizar na negociação como forma de pagamento, saiba que você está perdendo um bom desconto. E não é só porque geralmente o valor do imóvel acabe depreciado, mas principalmente porque se ao invés de outro imóvel você tivesse dinheiro o seu poder de negociação seria muito maior.

 

Ou seja, o ideal é vender o outro imóvel primeiro e usar o dinheiro para comprar o novo à vista ou aumentando consideravelmente o volume de dinheiro disponível para entrada, conseguindo melhores descontos.

 

 

Faça uma contraproposta.

Bom negócio imobiliário

Não tenha medo de fazer uma contraproposta.

 

O brasileiro adora pechinchar. Mas há quem não se sinta à vontade para pedir um desconto na hora de adquirir um imóvel na planta. Se você fica desconfortável nessa situação, saiba que o corretor sempre espera que o cliente virá com uma contraproposta. Então a faça!

 

Mas antes de fazê-la, pesquise bem o mercado imobiliário. O preço está sempre ligado à demanda em comparação com a oferta. Dependendo desse contexto, você pode ter melhores argumentos para justificar sua contraproposta.

 

 

Saiba a hora de finalizar a negociação.

 

Às vezes o comprador estica tanto a negociação que quando decide pela compra a unidade acabou sendo vendida.

 

Por fim, é importante enxergar quando a negociação finalmente ficou boa para os ambos os lados. Insistir além disso vai desgastar o negócio e acabar prejudicando uma das partes. Faz parte da negociação ceder em alguns postos para ganhar em outros. “Ao preparar a negociação, é muito importante se colocar no lugar do outro e definir concessões que não vão fazer tanta diferença para você, mas muita para o outro” [1] Este é o maior segredo de um bom negócio.

 

Leia também:

Projeto ano novo, apartamento novo

 

 

[1] Fonte: Revista Exame
Imagens Free Pik