fbpx

Já abordamos em outros artigos sobre perfil dos proprietários de imóvel na praia. Contudo, depois que você tiver certeza de que este é o seu desejo, sendo um passo que você já está pronto para dar, é hora de pensar mais especificamente no imóvel de praia que mais combina com você.

 

E aqui entra alguns detalhes que podem fazer toda a diferença entre realizar um bom negócio ou não. Afinal, você precisa decidir se é mais importante encontrar um imóvel perfeito para o seu lazer ou sob medida para o seu bolso.

 

Caso consiga uma solução que combine as duas coisas, melhor ainda!

 

 

Mais espaço ou menos espaço.

 

A primeira pergunta que você deve se fazer é: qual é o espaço ideal para as minhas expectativas? De acordo com a resposta você deverá refletir entre optar por uma casa ou um apartamento de praia. E mesmo que o imóvel tenha uma área parecida em metros quadrados, existe uma diferença enorme em optar por uma ou outra.

 

O apartamento geralmente tem um espaço mais restrito. Por outro lado, agrega certas praticidades e maior segurança. E, a não ser que você tenha uma casa com pé na areia, o apartamento, por ser em pavimentos mais altos que o solo, geralmente é mais fresco e menos dependente de ar-condicionado, gerando economia.

 

A casa combina com famílias maiores ou pessoas que curtem a praia sempre em grupo. Um espaço grande e com mais cômodos permite recepcionar melhor uma quantidade maior de pessoas, não havendo a necessidade de contar com mais de um imóvel.

 

Caso o grupo não seja tão grande, vale a pena olhar os apartamentos mais antigos. Estes imóveis contam com espaços maiores, tendo salas e quartos com áreas mais abundantes que provavelmente acomodariam a sua turma. A desvantagem é que muitos desses imóveis menos recentes não contam com área de lazer, como é mais comum nos prédios novos. O que nos leva a próxima pergunta.

 

 

Qual lazer ideal para você?

Qual imóvel de praia combina comigo

O jeito como você prefere usufruir da praia influencia na escolha do imóvel.

 

Para muitas pessoas o imóvel na praia é só local de encostar a cabeça para dormir. O lazer é todo voltado para a rua, ou seja: praia ao invés de piscina; restaurante ao invés de cozinha; happy hour ao invés do churrasco.

 

Já para outras pessoas, a farra é dentro de casa. Quanto menos necessidade os familiares e amigos tiverem para sair de lá é melhor. E se possível, que a praia esteja a alguns passos do quintal, acessível a pé e sem a dependência de um transporte.

 

Se você se identifica mais com o primeiro perfil, sendo do tipo turista mesmo, desses que adora passear, o seu imóvel ideal para lazer é o apartamento. Agora, se a sua praia é caseira, e as demais atrações da cidade são uma distração para o seu lazer, o seu imóvel é a casa.

 

 

E o retorno financeiro?

 

O apartamento por ser menor acaba tendo um preço menor para aquisição, além de uma manutenção mais barata e de possuir custos recorrentes bem mais em conta que os da casa, inclusive impostos. Por isso, o apartamento larga na frente na conta do custo benefício.

 

Outra vantagem do apartamento, por ser menor e mais acessível, é mais fácil de alugar fora da alta temporada, voltado para pessoas que estão sempre procurando economizar nas viagens, bem como atingir o público voltado para viajantes a negócios na região que podem até fechar estadias maiores.

 

A casa fica vantajosa na alta temporada, principalmente se localizada em um destino muito concorrido onde a demanda supera a oferta. Neste caso, o valor do aluguel pode ser negociado bem alto, com uma lucratividade muito interessante. Porém, se você prefere ter um segundo imóvel em uma cidade menos concorrida, talvez estes valores não sejam uma realidade viável e o custo de manutenção da casa possa diminuir seu lucro quando comparado ao apartamento.

 

 

E então, qual imóvel de praia combina com você?

 

Seja uma casa ou um apartamento, tente conciliar o investimento com as suas necessidades de lazer, fazendo desse negócio imobiliário uma fonte de renda ao invés de uma dor de cabeça.

 

Outros artigos:

Imóvel na praia é pra mim?

 

Vale a pena investir em um segundo imóvel?

 

Imóvel na praia.

 

Como cuidar do imóvel na praia.