fbpx

Já pensou em vestir a sua casa com tecidos e papéis sofisticados que trazem maior personalidade à sua decoração, quebrando a monotonia do ambiente? Então imagina redecorar o seu apê ou a sua casa sem ter que realizar uma reforma? Se esta ideia te encanta, o papel de parede é ideal para você. Afinal, é a forma mais rápida e barata de mudar o seu espaço, e você ainda pode aplicá-lo na parede por conta própria.

Esqueça aqueles papéis de parede cafonas dos filmes americanos. Hoje é possível encontrar no mercado uma variedade enorme desse revestimento. Seja liso, geométrico, com texturas naturais ou estampado, o papel de parede se modernizou nos materiais empregados e no design dos grafismos.

A variedade permitiu que o papel de parede se adequasse a quase todos os cômodos da casa. É possível aplicar da sala ao banheiro. No entanto, é preciso saber combinar o revestimento com o ambiente, pois, como qualquer outro tipo de decoração, a estética da peça deve estar em harmonia com o espaço.

 

Sala de estar.

Quando decorar com papel de parede.

Sala de estar com personalidade. Imagem: Blog Studio P&B.

A regra aqui é combinar a decoração com o seu estilo. Decore na medida do seu gosto, sendo moderno, escandaloso, sóbrio ou extravagantes conforme sua personalidade. Mas tenha cuidado com grafismos muito carregados em ambientes pequenos. Deixar a parede muito marcada realça suas dimensões no ambiente, o que pode ser ruim em espaços pequenos, fazendo parecer ainda menor.

 

Quarto das crianças.

Quando decorar com papel de parede.

Papel de parede infantil. Imagem: Leroy Merlin.

Quando pequenos, cores neutras combinam mais com o cômodo. Quando um pouco maiores, estampas criativas e temáticas podem deixar o espaço mais lúdico e contagiante. Deixe as crianças sonharem!

 

Quarto do casal

Quando usar papel de parede

Papel de parede para o quarto do casal. Imagem: Rebels Walls Romenia

 

Aqui é o seu refúgio, local do seu descanso. Logo, opte por cores mais tranquilas e texturas mais harmônicas e amenas.

 

Banheiro.

Quando aplicar papel de parede

Papel de parede aplicado no lavabo. Imagem: Blog Studio P&B.

Escolha entre optar por cores mais claras para o banheiro, porque dão uma ideia de espaço maior no ambiente, ou combinar com os acabamentos, obtendo uma decoração com muita personalidade.

 

Cozinha.

Quando usar papel de parede

Papel de parede aplicado na cozinha. Imagem: Decoração on-line.

 

Evite cores associadas a fome, ou senão a dieta nunca vingará. Fuja do vermelho e do laranja, optando principalmente por cores mais neutras que agreguem requinte. Isso economizará muitas horas de academia no futuro.

 

Sala de jantar.

Quando usar papel de parede

Sala de jantar com papel de parede. Imagem: Decora Fácil.

Aqui as cores devem combinar com o mobiliário. Busque harmonizar sempre o revestimento com os móveis.

Por fim, quando devo decorar com papel de parede? Sempre que você desejar mudar sua decoração de forma rápida e sem reforma. Todavia, fica uma recomendação: se o seu espaço é cheio de pets como gatos e cachorros, é bom ter cautela. Os bichinhos podem danificar o revestimento arranhando o material com as unhas.