fbpx

O Brasil é rico em destinos no litoral, contanto com todo tipo de praia, clima e infraestrutura ao longo de sua extensa costa. Por isso, qualquer lista será sempre injusta, havendo centenas de outras opções para concorrer com as escolhidas. Por outro lado, essa diversidade ajuda os turistas a encontrarem “aquela” praia sob medida para o próprio perfil.

 

Aqui, a ideia é mostrar exatamente esta diversidade do litoral brasileiro, separando cinco destinos cheios de personalidade de norte a sul. Dito isto, iremos dar algumas dicas para as cidades de São Miguel do Gostoso (RN), Península de Maraú (BA), Angra dos Reis (RJ), e Ubatuba (SP).

 

Nossa intenção é incentivar ainda mais o turismo interno, para que você descubra e desbrave destinos que valem apenas um roteiro.

 

São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte.

Praias do Brasil.

A capital dos ventos atrai os praticantes de kite surfe.

 

A Capital dos Ventos está situado bem na esquina do litoral brasileiro, onde a costa termina sua subida para o norte e recua em direção ao oeste. Uma região paradisíaca do Rio Grande do Norte e com ventos o ano inteiro, perfeita para quem busca algumas modalidades marítimas de esporte radical. Por este motivo, São Miguel do Gostoso é destino certo para velejadores e a meca dos praticantes de Kite Surfe. Os ventos fortes fazem a alegria dos esportistas, permitindo uma alta performance da prática.

 

A pequena cidade, exemplo típico de vila de pescadores que cresceu com o turismo, tem um charme bem cosmopolita, com restaurantes variados e bem recomendados. Destino praiano que se transforma na virada do ano com um dos réveillons mais badalados de todo o Brasil.

 

 

Península de Maraú – Bahia.

Praias do Brasil

Taipus de Fora, em Maraú. Foto: wikipedia.

 

Este pequeno paraíso de piscinas naturais e vastos coqueirais se situa no litoral sul da Bahia e faz parte da Costa do Dendê. É um exemplo raro de destino ainda bastante virgem, com a natureza quase intacta ao longo do generoso areal praiano que emoldura a península.

 

A península possui uma lado oceânico influenciado pela dança das marés, e onde ocorre o fenômenos das piscinas naturais nas mares baixas. O outro lado, voltado para a Baía de Camamu possui águas tranquilas sob medida para o pôr do sol perfeito. Já o coração da região é Barra Grande, vila pacata que se nega a crescer, conservando o estilo interiorano brasileiro, mas com uma infraestrutura adequada ao turismo.

 

 

Angra dos Reis – Rio de Janeiro.

Praias do Brasil

As ilhas de Angra dos Reis. Foto: dicasdehoteis

 

Angra dos Reis possui 365 ilhas, uma para cada dia do ano. E se você deseja descobrir o melhor de um cenário como esse, faça isso de barco ou lancha.

 

Não contar com um barco à sua inteira disposição também não o impede de usufruir de um destino belíssimo, de águas verdes e areia branquinha. O importante é descobrir onde as coisas acontecem e quando ir para lá. E olha que Angra dos Reis é de tirar o fôlego. Seja pela infinidade de opções, mais de 2.000 praias, ou seja pela beleza estonteante de cada ilha, é preciso fazer escolhas para tirar o máximo de proveito da região.

 

 

Ubatuba – São Paulo.

Praias do Brasil

Vista de Ubatuba. Foto: Nova Imprensa

 

Se você procura um destino sob medida para ir de casal ou com a família, o seu lugar é Ubatuba no litoral norte de São Paulo. Uma região com mais de 100 praias para você escolher, dessas que ainda conserva parte da Mata Atlântica para os amantes da natureza, com diversas trilhas que levam à cachoeiras e praias desertas.

 

Embora Ubatuba seja ótimo para quem sonha com um pouco de sossego, é obrigatório ao visitante dedicar um tempo para passear pelo Itaguá, experimentando a boa gastronomia dos restaurantes com grife na região, além dos ótimos bares e baladas que incendeiam a noite por ali.

 

Por último, Ubatuba também é parada obrigatória para os surfistas brasileiros, tendo a alcunha de “Capital do Surfe”e fama internacional por conta do grande número de praias com grandes ondas e adequadas à prática do esporte.

 

 

 

Outros artigos.

 

Imóvel na praia.

 

Como cuidar do imóvel na praia.

 

Imóvel na praia é pra mim?

 

Decorando o apartamento de praia.

 

 

Imagem em destaque: Free Pik.