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A experiência de compra de um imóvel pode se tornar extraordinária com a chegada da realidade virtual ao mercado imobiliário. Uma tecnologia já bastante familiar para gamers e pessoas mais conectadas, capaz de imergir o comprador de imóveis em uma unidade decorada 100% virtual.

E qual a vantagem? A realidade virtual permite uma customização do ambiente, o que seria financeiramente impossível na maior parte dos empreendimentos, uma vez que é possível mudar texturas, cores e até a decoração da unidade de acordo com o perfil do cliente. Isso permite ao comprador do imóvel experimentar mais possibilidades de decoração, aumentando as chances de encontrar aquela que melhor casa com o seu gosto.

Também é possível inserir dados da unidade, informações sobre o empreendimento, localização, valores e até implementar diferentes vozes para guiar o cliente no tour virtual, visando criar maior empatia com a pessoa.

Com isso, o mercado imobiliário consegue proporcionar uma experiência ainda mais positiva para quem anda sonhando com um novo apartamento, entregando um passeio virtual rico em informações e sensações, bastante fidedigno ao que será entregue ao término da obra.

Afinal, a pessoa é estimula por uma visão em 360º, por efeitos sonoros e até táteis, dependendo da ferramenta utilizada. Criando a percepção completa do ambiente.

 

Mulher usando realidade virtual

Mulher utilizando a tecnologia de realidade virtual. Imagem: Pexels

 

A evolução da tecnologia tem sido tão rápida, que algumas empresas de realidade virtual já conseguem, por exemplo, inserir até o odor das coisas, fazendo que a pessoa sinta o cheiro de um sofá de couro ao se aproximar dele. Sendo que o tour pode começar pela vizinhança dependendo do projeto e caminhar pelas áreas comuns do empreendimento.

Outra vantagem para o mercado imobiliário, é que a experiência de realidade virtual não fica restrita ao canteiro de obras ou a um estande de vendas. É possível levar os óculos para eventos promocionais e até quiosques em shopping, trazendo o apartamento para onde o cliente está.

Assim, a realidade virtual torna a venda muito mais interessante e acessível. Se por um lado ajuda o corretor de imóveis na sua argumentação, pelo outro ajuda o cliente a tomar a sua decisão de forma mais tranquila, estando mais engajado na compra.