fbpx

Separamos alguns segredos sobre design de interior para quem planeja decorar o seu imóvel ou renovar o ambiente com uma decoração mais impactante. São dicas que podem fazer a diferença quando você opta por decorar sem ajuda especializada, entendendo um pouco mais da mecânica desse importante ofício.

 

Os segredos sobre design de interior nesse artigo são mais voltados para aquela sacada que quase ninguém conta, e que ajudam a decifrar a lógica de muitos ambientes maravilhosos que deixam você de queixo caído. Isso ajuda a desvendar como o design de interior faz para obter aquele espaços harmônicos, sofisticados, construindo a sensação adequada para cada ambiente.

 

Depois de ler esses segredos, busque referências para o que você procura. A internet está cheio de projetos e imagens para você se inspirar. Com a informação que vem a seguir, será muito mais fácil compreender alguns padrões que dão aquele algo a mais na decoração.

 

 

Sua casa não é vitrine.

 

E o primeiro deles, que não é um segredo, mas sim uma regra, é que ao combinar os elementos da sua decoração você está compondo um espaço e não uma vitrine. Não adianta querer colocar tudo o que você gosta, amontoando um monte de coisas em um pequeno espaço. Nem adianta forçar alguns elementos e/ou objetos de decoração que destoem demais numa residência. Há um risco enorme disso debandar para a cafonice.

 

Além disso, de nada vale compor ambientes pomposos, charmosos ou descolados que não facilitem a rotina do morador. As pessoas são as protagonistas do espaço, e as soluções para ocupá-lo partem do cotidiano delas para que no final, além do resultado estético e do requinte, tenhamos conforto e comodidade.

 

Decore o seu ambiente para você em primeiro lugar. As soluções mais interessantes e criativas do design de interior vem justamente do desafio de adequar o conceito da decoração à dinâmica de uso do espaço.

 

 

Capriche no hall de entrada.

Design de interior

O hall de entrada é o cartão de visitas da casa. Imagem: decoraçãointeriores

 

A primeira impressão é a que fica, isso todo mundo já sabe. E quando falamos em decoração não é diferente. Os designers de interior sempre dedicam um tempinho a mais solucionando o ambiente “inaugural” do imóvel de modo a se obter uma boa primeira impressão.

 

Muito mais que um lugar de passagem, o hall de entrada pode surpreender a visita criando uma sensação de “bem-vindo”. Para isso é possível combinar uma iluminação mais clara, bastante convidativa, com aromas diferenciados como os de velas aromáticas.

 

Complete a decoração em harmonia com o que virá no restado casa. O hall de entrada é só um “spoiler”do que está por vir. Use pequenos objetos, um arranjo de planta diferenciado ou um espelho que aumente a sensação de espaço. Mas não exagere. Tenha o cuidado de não colocar algo desproporcional ao espaço, uma vez que o hall é um lugar de trânsito, evitando obstáculos para as pessoas.

 

 

Planeje seu mobiliário.

Segredos do Design de interior

Mesa de dentro Jamile. Mobiliário assinado por Samuel Lamas. Foto: Casa Vogue.

 

Aqui menos é mais. Enquanto muitas pessoas ficam quebrando a cabeça para ocupar todo espaço da sala, quartos, etc, muitos designers de interior sabem que esse é o lugar certo para ousar. Por isso, ao invés de muitos móveis, escolha peças assinadas por designer.

 

“Mobiliário assinado, ou mobiliário com assinatura, é uma tendência de decoração que ganhou bastante espaço nos ambientes projetados pelos mais conceituados designers de interiores nas edições regionais da Casa Cor deste ano.

 

Trata-se de objetos como mesas, cadeiras, sofás, estantes, etc, desenvolvidos com um conceito por um designer, dando um sentido maior ao conjunto da decoração. As grandes realizações do mobiliário assinado sobrevivem ao tempo, extrapolando a sua finalidade primeira de objeto de decoração para cortejar o status de obra de arte.” [1]

 

Essas peças vão se tornar a alma da decoração da sua casa, acrescentando muito mais personalidades aos ambientes do que uma decoração carregada em elementos e com excesso de informação visual.

 

 

Saiba combinar as cores.

Segredos do design de interior

As cores quebram a monotonia dos ambientes dando mais vida.

 

“O desafio de se construir um ambiente com bom gosto é combinar de forma inteligente os elementos em um espaço. E a escolha das cores na decoração é um dos segredos mais importantes disso, influenciando diretamente no resultado do requinte almejado. E também na noção de espaço, temperatura e beleza, etc. Ou seja, em tudo.

 

As cores devem ser combinadas de forma harmônica para que se obtenha um resultado controlado que transmita as sensações desejadas para o ambiente desde o início.” [2] Veja como combinar as cores do seu ambiente nesse artigo bem técnico sobre o assunto.

 

 

Seja casual.

Design de interior

Elementos casuais dão maior intimidade ao ambiente. Imagem: tuacasa

 

Esse é o segredo mais difícil de executar! Designers de interior tem essa sensibilidade enorme para o detalhe e conseguem inserir alguns elementos casuais na decoração que deixam a decoração natural. Ou seja, coloque na sua decoração alguns elementos que dão um tom de intimidade ao ambiente.

 

Pode ser uma manta deixada sem compromisso sobre o sofá ou alguns livros empilhados de forma descontraída em um canto. O importante é que seja algo autenticamente espontâneo com o seu perfil, de modo que seus amigos reconheçam traços da sua personalidade na casualidade desses elementos.

 

Esses elementos quebram o aspecto de formalidade da decoração e tornam a sua casa mais convidativa para as visitas, dessas que a pessoas já chega se sentindo abraçada pelo ambiente.

 

Leia também:

Decorar com iluminação.

 

O que é decoração em estilo industrial?

 

5 dicas de decoração para redecorar gastando pouco.

 

Objetos de design que encantam na decoração.

 

Foto em destaque: por Maurício Queiroz via vivadecora

[1] Fonte: Tendência Casa Cor: Mobiliário assinado.

[2] Fonte: Como combinar as cores na decoração da sua casa.