fbpx

Ter uma consciência sustentável é entender como a escassez de recursos pode afetar a todos ao nosso redor e também as futuras gerações. É saber que a combinação de um consumo desenfreado com a exploração desmedida da natureza irão trazer sérias consequências para toda a humanidade.

 

A consciência sustentável é entender a gravidade de tudo isso e tomar uma atitude. É preciso que se mude sua própria relação com a natureza, seus hábitos de consumo, de modo que a preservação dos recursos naturais guie suas ações e escolhas.

 

 

   

Consciência sustentável.

 

As pessoas têm despertado para os problemas ambientais ao seu redor, como a poluição do ar,  dos rios e mares, a falta de água, os efeitos dos agrotóxicos nos alimentos, o excesso de lixo, etc. Grande parte da sociedade passou a enxergar tudo isso como um problema real e também a sofrer os seus impactos.

 

O fato de incomodar as pessoas, tornou-se pauta para diversos debates e revela o despertar de uma consciência sustentável. Mas é preciso que a sociedade veja além das consequências que são tão evidentes, detectando as causas que estão esgotando os recursos naturais.

 

E em um primeiro momento é normal identificar as grandes corporações e empresas multinacionais como os vilões dessa história. Só que o problema é muito maior. Não adianta delegar a culpa para as grandes empresas se nós estamos lá na outra ponta da cadeia de consumo tornando esse sistema possível. Por isso, ter uma consciência sustentável é compreender que somos todos responsáveis.

 

 

Comece com um consumo consciente.

Sustentabilidade

Colabore com o mundo adotando ações de consumo consciente.

 

A consciência sustentável é bem mais do que uma mudança de discurso. Vai muito além de identificar e denunciar o que agride o nosso ecossistema. Ela exige uma atitude. Afinal, já que somos parte do problema, também podemos nos tornar parte da solução.

 

É aqui que entra o consumo consciente como resposta sustentável para a escassez de recursos que a humanidade terá que lidar devido ao consumismo exagerado e ao desperdício das coisas. São as ações individuais que cada um adota visando um consumo sustentável.

 

Quando você adota práticas sustentáveis em casa, além de colaborar de forma significativa com o meio ambiente ( cada brasileiro produz em média 387 Kg de lixo por ano [1] ), ainda vira exemplo para os seus filhos e para a sua comunidade.

 

 

Tenha mais atitude.

 

“A população em geral tem sim o desejo de seguir o caminho da sustentabilidade, pela afetividade, pela mobilidade, resíduos sólidos, entre outros assuntos. Ao mesmo tempo, quando mede as ações tem uma distância grande com suas ações diárias.” [2]

 

A verdadeira consciência sustentável nos leva a uma mudança radical ou progressiva de comportamento. Não conseguimos ficar mais indiferentes ao problema e nos obrigamos a tomar certas atitudes. Seja a redução do lixo, a reciclagem, o reaproveitamento de recursos, a agricultura orgânica, as fontes energéticas renováveis, a mobilidade, etc.

 

A sociedade está se organizando em ações mais transformadoras e impactantes. Tanto a economia compartilhada quanto a economia criativa são bons exemplos. Empresas com ações e produtos sustentáveis tem permitido que cada cidadão escolha entre um produto sustentável ou não. Contudo, só é possível prosperar quando realmente despertamos em nós uma verdadeira consciência sustentável.

 

 

[1] Fonte: ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais

[2] Fonte: setor3.com.br

 

 

Outros artigos:

 

 

Atitudes para um consumo consciente.

 

 

Edifícios verdes e o green building.

 

A construção civil e as áreas de preservação permanente (APP).