fbpx

Ao se observar as tendências da arquitetura contemporânea, percebemos como a evolução dos materiais têm permitido que os arquitetos exerçam com maior liberdade a criatividade, projetando edifícios inovadores e cheios de personalidade. Com algumas obras, inclusive, consagrando-se como verdadeiras obras de arte.

O emprego desses novos recursos e tecnologias estão avançando rapidamente em todo mundo, resultado do aperfeiçoamento das tecnologias construtivas em resposta a demanda por agilidade, baixo custo e sustentabilidade, tendo em vista que a escassez e o encarecimento de materiais levaram os profissionais a pesquisarem novas alternativas.

A seguir, vamos abordar duas tendências da arquitetura contemporânea.

 

Arranha-céus de madeira

Imagine empreendimentos edificados com estrutura de madeira? Agora imagine que estamos falando de prédios cada vez mais altos, erguidos de forma dinâmica com peças pré-fabricadas que aceleram bastante a velocidade da obra. Imaginou?

Projetos assim já são realidade, como o Brock Commons Tallwood House1, um edifício de 53 metros de altura para a moradia de 400 estudantes da University of British Columbia, realizado em Vancouver, no Canadá.

Arranha-céu de madeira

Contrução do Brock Commons Tallwood House, um edifício de 53 metros de altura.

Se você não achou o suficiente para chamar de arranha-céu, então veja o W350 Project a ser construído em Tóquio, no Japão. Serão 70 andares acima do solo com uma estrutura híbrida de madeira e aço numa proporção de 9:1, planejado com uma engenharia ambiental consciente, que integra ampla vegetação ao espaço, criando um ambiente florestal.

 

Design de interiores com impressão em 3D.

O rápido desenvolvimento tecnológico das impressoras tridimensionais irá revolucionar a concepção de interiores na arquitetura contemporânea. Mais do que uma tendência, esta ferramenta permitirá aos arquitetos uma maior capacidade de customização, trazendo soluções inimagináveis para os padrões atuais.

Veja, por exemplo, esta cadeira (peça de mobiliário)1 em bronze esculpida em uma enorme impressora 3D, projeto de Frank Tjepkema, designer-chefe e fundador do estúdio holandês Tjep.

Tendência da arquitetura

Cadeira em bronze esculpida em uma impressora 3D.

A criatividade passou a ser o limite para o que os arquitetos e designers serão capazes de conceber e desenvolver se valendo dessa tendência revolucionário de mercado.

 

[1] Fonte: archdaily.com.br/br/879671/maior-arranha-ceu-de-madeira-do-mundo-e-concluido-em-vancouver
[2] Fonte: economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/02/22/japao-toquio-arranha-ceu-torre-madeira
[3] Fonte: zupi.co/cadeira-de-bronze-feita-em-impressao-3d-de-frank-tjepkema/